Menu principal
 

O certo é IF Catarinense ou IFC?

O correto é IFC. A Instrução 003/2014 normatiza a unificação da sigla do Instituto Federal Catarinense e incentiva o uso do nome e da logomarca simplificada em todas as atividades institucionais. Portanto, use, na fala e na escrita, Instituto Federal Catarinense ou Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau (e não mais Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia); use a sigla IFC (e não mais IF Catarinense).

Tem diferença entre Instituto Federal Catarinense (IFC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)?

Sim. Santa Catarina possui dois institutos federais, cada qual administrado por reitores diferentes e com campi distintos. O Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, mais os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) constituiu-se a partir dos antigos Cefets/SC (Centros Federais de Educação Tecnológica de Santa Catarina).

A Reitoria do IFC fica em Blumenau. O IFC possui atualmente 15 campi distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

O IFC faz vestibular para os cursos superiores?

Não. Desde 2014, o IFC não realiza vestibular para selecionar os alunos em cursos superiores. Agora, o processo é 100% Enem/Sisu. Mais informações, acesse Portal do Ingresso.

Como funciona o Ensino Superior do IFC?

Os cursos de nível superior são ofertados para quem já concluiu o Ensino Médio e são focados em tecnologia, bacharelado e licenciatura:

  • Tecnologia: com carga horária menor (cerca de 3 anos) em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, aprofunda-se em uma área específica. Como são cursos de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).
  • Bacharelado: habilita bacharéis para atuarem na área de sua formação. Os cursos oferecem sólida formação teórica e prática, servindo como suporte para uma boa base científica ao estudante. Tem duração de quatro a cinco anos.
  • Licenciatura: forma profissionais aptos a trabalhar em ambientes educacionais, em todos os níveis de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior. Tem duração de quatro anos.

Como funcionam os cursos técnicos do IFC?

O candidato deve ser aprovado no Exame de Classificação (prova que o IFC faz com base em conhecimentos do Ensino Fundamental). As inscrições abrem sempre no segundo semestre de cada ano.

  • Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: oferecido para quem concluiu o Ensino Fundamental. O estudante concluirá o Ensino Médio junto com uma habilitação profissional técnica de nível médio. No Campus Blumenau são oferecidos os integrados em Informática e em Eletromecânica.
  • Curso Técnico Subsequente: somente para os que concluíram o Ensino Médio. Estudante receberá diploma de profissionalização em nível técnico na área cursada. No Campus Blumenau é possível cursar técnico subsequente em Mecânica ou Eletromecânica.
  • Curso Técnico Concomitante: para os que concluíram o Ensino Fundamental e estão cursando o Ensino Médio. Neste caso, o estudante realiza duas matrículas, uma na instituição que está cursando o Ensino Médio e outra no IFC, desde que haja compatibilidade de horário na oferta dos cursos. Atualmente, o Campus Blumenau não oferece esta modalidade.

O que é PAE?

É o Programa de Assistência Estudantil. Tem como objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de auxílios estudantis. Por meio desse programa, os estudantes têm acesso a auxílio moradia e auxílios permanência. O valor recebido varia de acordo com as condições sociais apresentadas pelo estudante e sua família. É destinado a estudantes de cursos de Ensino Técnico de Nível Médio e de Graduação.

O edital do Programa de Assistência Estudantil é divulgado todo início de ano letivo. Dúvidas, entre em contato com cae@blumenau.ifc.edu.br

Ainda tem dúvidas? Confira no Portal do Ingresso, em Perguntas Frequentes!

*Texto: Cecom/Blumenau