Menu principal
 

A forma de ingresso aos cursos superiores do IFC é por meio do Sisu. Por isso, é importante que todo candidato que pretende fazer curso superior no IFC se inscreva e faça a prova do Enem.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFs), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios. No IFC, o ingresso aos cursos SUPERIORES é feito 100% pelo resultado do Enem, por meio do Sisu.

Tem dúvidas sobre o Enem? Clique AQUI.

E o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa, e é feita pela internet. O IFC participa APENAS da primeira edição, que ocorre em JANEIRO de cada ano.

Como funciona o Sisu?

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Dúvidas sobre o Sisu? Clique AQUI.

Ainda tem dúvidas? Confira no Portal do Ingresso, em Perguntas Frequentes!