Menu principal
 

Quer cursar Ensino Técnico no IFC Campus Blumenau?

O Campus Blumenau oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes.

Qual a diferença entre curso técnico Integrado e curso técnico Subsequente?

Integrado: o curso técnico integrado ao ensino médio é para aqueles que têm o ensino fundamental concluído e querem cursar ensino médio junto com um curso técnico. A duração dos cursos integrados é de 3 anos.

Subsequente: o curso técnico subsequente é oferecido somente para aqueles que já têm o ensino médio concluído. A duração dos cursos técnicos subsequentes no campus Blumenau é de 2 anos.

 

  • Forma de ingresso para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

O campus oferece dois cursos técnicos integrados aos ensino médio:

O curso técnico integrado permite ao aluno estudar disciplinas inerentes ao ensino médio, como biologia, geografia, história e português, ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, por exemplo, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, pneumática, metrologia mecânica, entre outras. Já em Informática, o aluno aprenderá programação, redes, engenharia de software, etc. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no IFC (manhã e tarde): em um período ele faz o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e no outro, qualifica-se em uma especialidade.

O ingresso aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Catarinense (IFC) é realizado por meio do Exame de Classificação, que ocorre apenas uma vez ao ano. O Exame de Classificação consiste em uma prova (que ocorre em novembro), com base no conteúdo programático do Ensino Fundamental. <Baixe as provas anteriores AQUI.> O edital que chama para esta prova é lançado sempre no segundo semestre de cada ano (normalmente, em agosto).

 

  • Forma de ingresso para os cursos Técnicos Subsequentes 

O campus oferece dois cursos técnicos integrados aos ensino médio:

Até 2015, o ingresso aos cursos técnicos subsequentes do IFC também era feito pelo Exame de Classificação. Mas, desde 2016, a instituição faz por meio de Sorteio Público. No subsequente, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno.

O edital para os cursos técnicos subsequentes são lançados no segundo semestre do ano.

Ainda tem dúvidas? Confira no Portal do Ingresso, em Perguntas Frequentes!