O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau é resultado do plano de expansão do Ensino Tecnológico no Brasil. Após debates e audiências públicas para definir o local de implantação do campus, optou-se por adquirir uma estrutura própria para abrigar a unidade de ensino. As visitas a terrenos iniciaram em agosto de 2010, momento em que uma comissão foi instituída para analisar os imóveis apresentados.

Em novembro de 2010, iniciou-se o processo de compra do imóvel da então empresa Bernauer, localizada às margens da BR-470, no bairro Badenfurt. O local possui área de terreno de 55.174,31 m² e área construída de 5.397,36 m². Após visitas técnicas, os profissionais de engenharia do IFC elaboraram o projeto arquitetônico, considerando a estrutura já existente.

O primeiro curso oferecido pela instituição foi o técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Como o prédio ainda estava em reforma quando as aulas iniciaram, em fevereiro de 2012, foi preciso que alunos, professores e técnicos-administrativos usassem três salas de uma paróquia, cedidas pela comunidade do Badenfurt. Enquanto isso, as instalações da antiga empresa Bernauer eram reformadas para dar espaço ao primeiro e único Instituto Federal de Blumenau. Ainda durante as reformas, em agosto de 2013, iniciaram as aulas da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Em julho de 2014, após o término das obras, ocorreu a solenidade de inauguração oficial, com o descerramento da placa inaugural. Esse evento representou a entrega do Campus Blumenau à comunidade do Vale do Itajaí. Ainda em 2014, a partir do mês de agosto, passou-se a oferecer à população dois cursos técnicos: Mecânica e Eletromecânica. Esses cursos são ofertados na modalidade subsequente, ou seja, dirigidos a alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Em 2015, o IFC Campus Blumenau tornou-se pioneiro na cidade ao oferecer o primeiro curso superior 100% presencial e gratuito de Licenciatura em Pedagogia. Em 2016, o Instituto abriu o curso técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.

Em 2017, o campus dá mais um passo rumo à verticalização, ao oferecer os primeiros cursos de pós-graduação: Educação com ênfase em Alfabetização e Educação com ênfase em Educação da Pequena Infância.

Em 2018, o campus sairá novamente na frente, ao abrir o primeiro curso gratuito de Engenharia Elétrica na cidade.

O campus atua com foco em dois Eixos Tecnológicos: Informação e Comunicação e Controle e Processos Industriais. Atualmente, cerca de 640 alunos estudam na intituição. São 58 professores e 30 técnicos-administrativos preparados para atender alunos, pais e comunidade em geral. São 18 salas de aula, quatro laboratórios de informática, laboratório de química e física, laboratório de música, brinquedoteca, biblioteca, oficina mecânica, salas de estudo, ginásio poliesportivo, sala para os professores, salas para os técnicos administrativos e espaço para convivência.

Como é uma instituição de ensino federal, os cursos são 100% gratuitos, havendo ainda a possibilidade de concessão de auxílio-financeiro para estudantes em vulnerabilidade social. O ingresso é feito via Exame de Classificação, no caso dos cursos técnicos integrados, por meio de Sorteio Público para os cursos subsequentes, e via Enem/Sisu, para os cursos superiores.

O Campus Blumenau fica na Rua Bernardino José de Oliveira, número 81, no bairro Badenfurt, perpendicularmente às margens da BR-470. É também em Blumenau, na Rua da Missões, 100, no bairro Ponta Aguda, que está localizada a Reitoria do IFC.

Fachada campus 2                                 Fachada campus 1

*Texto: Cecom/Blumenau

**Dados atualizados em maio de 2017.