Menu principal
 

Logotipo NGA

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi oficializado pela Portaria nº 0160/2013, com a formação do Comitê de Implantação do Núcleo de Gestão Ambiental (CINGA), no ano de 2012. O CINGA teve a finalidade de instruir, orientar e supervisionar os campi na constituição das coordenadorias locais de gestão ambiental. O trabalho resultou na elaboração do documento intitulado “Núcleo de Gestão Ambiental: orientações para ações sustentáveis”.

O NGA nasceu com inúmeras atribuições, dentre elas, a de discutir, formular e implantar a Política Ambiental do IFC. Tal ação vinculará o princípio da sustentabilidade socioambiental no Instituto – tornando-o valor fundamental para a comunidade escolar – e também buscará o cumprimento da legislação ambiental em todos os setores.

As ações do NGA são desenvolvidas por meio de projetos de pesquisa e extensão e também por processos administrativos típicos – como planejamento, controle, coordenação, motivação – para alcançar metas e objetivos específicos em diferentes níveis de atuação, do operacional ao estratégico.

Abaixo, seguem documentos e textos que abordam o Núcleo: