Blumenau terá primeiro curso 100% presencial e gratuito de Pedagogia

sábado, 10 de janeiro de 2015

cartaz-PedagogiaO Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau será pioneiro na cidade ao oferecer o primeiro curso superior 100% presencial e gratuito de Licenciatura em Pedagogia. Para 2015, serão oferecidas 36 vagas. As formas de ingresso são via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em ambos os casos é necessário ter feito a prova do Enem de 2014.

O curso formará professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal (Magistério), de Educação Profissionalizante, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Para Carlos da Silva Pateis, Diretor de Desenvolvimento de Ensino do Campus, o fato de ser um curso cem por cento presencial traz como vantagens a maior interação entre alunos e professores e um debate de opiniões e ideias mais aprofundado acerca dos temas tratados no curso. “Isso reflete positivamente a qualidade da formação do futuro pedagogo. E o fato de ser totalmente gratuito representa uma nova página na história da formação de professores em Blumenau, pois todos terão condições de ingresso, independentemente das limitações econômicas”, observa Pateis.

As aulas serão no período noturno, de segunda a sexta-feira, e eventualmente aos sábados, conforme calendário acadêmico. O curso terá duração de quatro anos, divididos em oito semestres. As aulas começarão em março de 2015.

Para inscrição pelo processo de seleção do Enem, é preciso acessar o site www.ingresso.ifc.edu.br, de 6 a 22 de janeiro de 2015, e preencher a ficha de inscrição. Já a inscrição do candidato pelo processo de seleção via Sisu, referente à primeira edição de 2015, deverá ocorrer em datas divulgadas em edital publicado pelo INEP e no site sisu.mec.gov.br.

É permitido ao candidato concorrer, simultaneamente, tanto no processo de seleção pelo resultado do Enem quanto no processo de seleção pelo Sisu.

Texto e Arte: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC

Coordenadoria Especial de Comunicação – CECOM/Campus Blumenau