IFC Blumenau oferece novo curso técnico gratuito

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Novo-cursoA partir do primeiro semestre de 2016 o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau ofertará o curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio. O curso integrado permite ao aluno estudar disciplinas inerentes ao Ensino Médio, como por exemplo, biologia, geografia, história e português, ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, pneumática, metrologia mecânica, entre outras.

O curso será presencial, no turno integral (manhã e tarde), e terá duração de três anos. Para cursar o integrado, o aluno deverá possui o Ensino Fundamental completo até o dia da matrícula, que ocorrerá em janeiro de 2016.

Ao aluno concluinte do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio será conferido e expedido o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer atividades inerentes ao curso, como também permitirá dar continuidade aos estudos no nível da Educação Superior. Depois de formado, o profissional estará habilitado a atuar em diversas áreas, como em projeto e manutenção de sistemas mecânicos, processos metalúrgicos, processos de fabricação mecânica; além de poder auxiliar em projetos das áreas de engenharia de sistemas térmicos, engenharia legal e desenvolvimento industrial sustentável.

Com a aprovação deste novo curso, o IFC Campus Blumenau passa a oferecer dois cursos técnicos integrados, uma vez que já oferece Informática Integrada ao Ensino Médio. O campus ainda possui os cursos Eletromecânica e de Mecânica na modalidade subsequente, ou seja, para aqueles que já possuem Ensino Médio completo. No subsequente, as aulas são no período noturno.

Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos

Para os que têm interesse em uma das 135 vagas distribuídas entre cursos integrados de Eletromecânica e de Informática e entre os cursos técnicos subsequentes de Mecânica e Eletromecânica do IFC Campus Blumenau, a hora é esta. Até 2 de outubro estão abertas as inscrições para o Exame de Classificação.

As inscrições devem ser feitas no site ingresso.ifc.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 10. A prova ocorrerá no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, e será composta por 30 questões, distribuídas da seguinte forma: Língua Portuguesa (8 questões), Matemática (8 questões), Ciências (6 questões), História (4 questões) e Geografia (4 questões). As aulas começam em fevereiro de 2016.

Texto e Imagem: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC

Coordenadoria Especial de Comunicação – CECOM/Campus Blumenau