Campus Blumenau incentiva atividades culturais

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Exposição 2No Campus Blumenau, a arte está em toda parte. Logo no hall, a mostra intitulada O (in)útil transformado em Arte apresenta esculturas abstratas em ferro. Em uma sala, logo à frente, a Mostra das Profissões permite ao visitante se informar sobre o mundo do trabalho. Já na Biblioteca, a exposição “8 SE-MESTRES” exibe 14 trabalhos, entre gravuras e telas pintadas a óleo.

Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da escola e complementam a formação do aluno, contribuindo para torná-lo um cidadão crítico e criativo. É o caso da Mostra de esculturas abstratas em ferro, por exemplo, que foi construída pelos alunos do curso subsequente de Eletromecânica, sob a regência do professor Luciano Sena, durante a disciplina de Processos de Fabricação I, no primeiro semestre de 2016.

A proposta de projetos culturais no espaço escolar, além de permitir o desenvolvimento de técnicas e expressões artísticas, aproxima a comunidade escolar de outras instituições. A exposição 8 SE-MESTRES, por exemplo, é realização de um grupo de alunos de Artes Visuais da Universidade de Blumenau (Furb). A Mostra das Profissões, por sua vez, é uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Voltada aos alunos do Ensino Médio Integrado, A Mostra das Profissões é composta por quatro áreas: Virtualização e Automatização, na qual visitantes programam as tarefas domésticas de um robô em um jogo de tablet; Ambientes Saudáveis e Sustentáveis, em que é possível observar as demandas da cidade do futuro; Cenários do Futuro e as Profissões, que consiste em um painel magnético com destaque às profissões previstas com alto potencial de crescimento nos próximos 10 anos; e Tempestade de Ideias, atividade feita para estimular o empreendedorismo e as habilidades dos profissionais do futuro – como criatividade e resolução de problemas.

Para a diretora-geral pro tempore do Campus Blumenau, Marilane Maria Wolff Paim, é fundamental dentro de uma instituição de ensino que o processo de aprendizagem não fique apenas na sala de aula. “Por isso, incentivamos exposições de trabalhos realizados por nossos alunos e também de artistas da região, nas mais diversas manifestações artísticas”, ressaltou.

Comissão de Cultura é responsável por articular ações

Desde 2015, o campus Blumenau conta com uma Comissão de Cultura, formada por 11 servidores. O grupo é responsável por articular iniciativas relacionadas às artes e por fortalecer a cultura artística na instituição. Segundo a presidente da Comissão, Lilian Cristina de Souza, a equipe tem focado na elaboração de propostas voltadas à organização de movimentos artísticos que envolvam todos os seguimentos do ensino, do ensino médio ao superior, além da comunidade externa e servidores. “A comissão acompanha e faz a mediação entre artistas locais e instituições que podem tecer encontros enriquecedores e abrir caminhos de diálogos. Deste modo, construímos, sutilmente, uma memória cultural no campus”, argumentou.

O quê? Mostra das Profissões

Período: de 1º a 26 de agosto

Local: sala C4

Horário: das 9h às 16h