Campus Blumenau oferece 140 vagas para cursos técnicos gratuitos integrados ao Ensino Médio

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Imagem-NoticiaEstão abertas as inscrições para os cursos de ensino médio integrado no Instituto Federal Catarinense (IFC). São oferecidas 2.075 vagas gratuitas em 16 campi de Santa Catarina. Em Blumenau, são 140 vagas, divididas entre dois cursos: técnico em Informática (70 vagas) e técnico em Eletromecânica (70 vagas). Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o Ensino Fundamental ou que irão concluir até janeiro de 2018.

As inscrições vão até 11 de setembro e devem ser feitas no site ingresso.ifc.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 10, mas há a possibilidade de isenção da taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; para aqueles que tenham renda bruta de até meio salário-mínimo per capita; ou renda familiar bruta total de até três salários-mínimos.

A seleção ocorre por meio de prova (com 30 questões de múltipla escolha), que ocorrerá no dia 19 de novembro. A prova tem como base o conteúdo programático do Ensino Fundamental, e está dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para ter acesso a provas anteriores do Exame de Classificação clique AQUI.

Os aprovados vão iniciar as aulas no primeiro semestre do ano que vem. Para saber mais sobre o processo de seleção, os cursos e as vagas dos outros campi, confira o edital disponível AQUI.

O curso técnico integrado permite ao aluno estudar disciplinas do ensino médio – como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, pneumática, metrologia, entre outras. Já em Informática, o aluno aprenderá programação, redes, engenharia de software, etc. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no IFC (manhã e tarde): em um período ele faz o ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e no outro, qualifica-se em uma especialidade.

Fique atento a cada passo do processo:

1) Realize a inscrição no Exame de Classificação (24/07 a 11/09) INSCRIÇÕES AQUI

2) Efetue o pagamento da taxa de inscrição somente nas agências do Banco do Brasil (até 15/09)

3) Imprima o comprovante de inscrição, com data, horário e local de prova (1º a 19/11)

4) Faça a prova do Exame de Classificação (19/11, domingo, das 14h às 18h)

5) Realize a matrícula, se aprovado em 1ª Chamada (08 a 11/01/2018)

6) Compareça ao início das aulas dos cursos técnicos no IFC (Fevereiro de 2018).

Confira as Perguntas Frequentes sobre o Exame

Confira AQUI o Edital 209/2017 do Exame de Classificação 2018

Vídeos explicativos na página do IFC no Youtube- https://www.youtube.com/user/IFCatarinense

FanPage no IFC no Facebook – www.facebook.com/ifc.oficial