1ª Semana Acadêmica de Pedagogia trouxe cultura, oficinas e reflexões

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Abertura_3A primeira Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Blumenau deu uma mostra do que o IFC oferece à comunidade: educação de qualidade. Organizada pelos acadêmicos, sob a coordenação de professores, o evento trouxe uma pluralidade de atividades, além de propiciar o debate acerca de temas como educação pública, relações étnico-raciais e de gênero e pedagogia hospitalar.

Na solenidade de abertura, na noite de segunda-feira (18), um grupo de alunos abriu o evento, ao som da música Aquarela, de Toquinho. Na sequência, a mesa-redonda A Educação pública de qualidade social referenciada e o papel do IFC permitiu discutir a educação no IFC a partir da visão da gestão, da docência e dos estudantes.

O evento também abriu espaço para rodas de conversa. A pedagoga do Hospital Santo Antonio, Fabiana Goldmann, falou sobre Pedagogia Hospitar; Marciano Tribess, diretor de Política Pública sobre Drogas e Reintegração Social, e a professora do IFC Bernadete Serpe, abordaram o tema Crianças em Vulnerabilidade Social. Já os conselheiros tutelares Ivan Vetter e Gilberto Parisoto discutiram o Estatuto da Criança e do Adolescente; enquanto o educador popular Lenilso Silva refletiu sobre as relações étnico-raciais e de gênero em Blumenau.

O último dia de evento foi voltado às oficinas. Das quatro oficinas oferecidas, três foram ministradas pelos próprios acadêmicos. A estudante Caroline Sant’Anna ministrou noções básicas de primeiros socorros. Para ela, essa foi uma experiência enriquecedora. “Estar à frente da oficina me deu suporte prático para atuar na educação de jovens e adultos, e também me preparou para encarar questionamentos”, considerou ela.

Aberta à comunidade, a Semana Acadêmica recebeu inscrições de professores, diretores e estudantes de magistério da região de Blumenau. Para a coordenadora do curso, Inge Renate Frose Suhr, a participação da comunidade no evento mostra que o campus e o curso de Pedagogia vêm crescendo e alcançando cada vez mais espaço na região.

O evento encerrou da mesma forma que começou: com música. Alunos dos mais diversos cursos do campus compartilharam seus conhecimentos musicais. “Foi riquíssimo perceber quantos conhecimentos e habilidades cada um tem, e como podemos nos completar em um trabalho coletivo”, observou Inge.

Abertura_1 Abertura_2 Abertura_3

Banda Mesa_1 Mesa_2