Menu principal
 

Servidora apresenta IFC a professoras em Universidade de Tecnologia do Texas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Bernadete_Elizabeth_Ann A professora de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau Bernadete Machado Serpe esteve, em novembro, na Texas Tech University (TTU), sediada em Lubbock, Texas, Estados Unidos, para estreitar a relação entre o instituto federal e a universidade americana, parceria essa que se concretizará por meio de convênio, previsto para 2018.

O convênio se refere à parceria entre a professora Bernadete, que é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa – e que participou do doutorado sanduíche na Universidade de Tecnologia do Texas – e a professora Elizabeth Trejos-Castillo. O tema da pesquisa delas é Desenvolvimento da Adolescência em Jovens Negligenciados. Com essa parceria, o campo de pesquisa se ampliou, e, agora, abrangerá Blumenau e Indaial, área de atuação do IFC Blumenau.

Para aproximar as duas instituições, Bernadete foi à Universidade de Tecnologia do Texas e apresentou o IFC à diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Linda Hoover, e à coordenadora do curso de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família, Ann Mastergeorge. Bernadete também participou de uma ação social na escola Harwell Elementary School. Ela e a professora Elizabeth contaram histórias em espanhol para os alunos, que têm de 10 a 12 anos.

Para fechar a visita, Bernadete e Elizabeth ainda compareceram ao maior evento sobre criminologia do mundo, a American Society of Criminology Conference – na cidade de Filadélfia. As duas apresentaram o trabalho intitulado Revolving Doors from Foster Care to Juvenile Detention: Youth’s Reflections on Multi-System Experiences. Esse trabalho é resultado do projeto desenvolvido pela professora Elizabeth na cidade de San Antonio, no Texas, e traz indícios do projeto a ser desenvolvido no Brasil no próximo ano.

O projeto da professora Elizabeth já foi aprovado pela Comissão Fulbright – Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América – que tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Assim, o desenvolvimento do trabalho no Brasil já tem data para ocorrer: de março a julho de 2018.

A assinatura do contrato de convênio entre IFC e a Texas Tech University está prevista para o final deste ano. Segundo a professora Bernadete, a parceria fortalece os vínculos acadêmicos e oportuniza o intercâmbio de conhecimento de profissionais e, futuramente, de estudantes. “Além disso, ao receber a bolsa do CNPq para o estágio de doutorado sanduíche, uma das finalidades requeridas para o subsídio ao projeto era a transferência de tecnologia. A parceria e nossas produções em conjunto vêm fortalecendo esse requisito, pois ampliamos nossas possibilidades de pesquisa e também aproximamos as instituições de ensino das quais fazemos parte”, observou ela.

*A visita foi subsidiada por recursos de projetos desenvolvidos pela professora Elizabeth, que é associada do curso Human Development & Family Studies, do College of Human Sciences.

Confira alguns registros da visita

Bernadete_Elizabeth_Ann Bernadete_7 Bernadete_6

Elizabeth_Bernadete_Linda Bernadete_2 Bernadete_Tim_Elizabeth

Bernadete_1 Bernadete_3 Bernadete_4

 

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Blumenau

**Fotos: Chanaka Kahathuduwa, Casey Carson, Sherley Bedore

 

Print Friendly