Campus oferta 35 vagas para curso gratuito de Condutor Ambiental na modalidade Proeja

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

ifc Aqueles que não concluíram o ensino médio em idade regular têm oportunidade de estudo no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, por meio do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). As inscrições vão de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. São 35 vagas no curso de Condutor Ambiental Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A inscrição é gratuita e para fazê-la o candidato deverá entregar a ficha de inscrição, que consta no Edital, na Secretaria Acadêmica do campus, acompanhada das cópias do RG e do CPF. É obrigatório que o candidato tenha concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos na data da inscrição. Se o número de inscritos ultrapassar o número de vagas, haverá sorteio.

O tempo mínimo de duração do curso é de dois anos, sendo oferecido 80% na forma presencial e 20% a distância. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. Ao final do curso, o estudante receberá o diploma de Formação Inicial e Continuada de Condutor Ambiental Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

O curso qualifica profissionais para conduzir visitantes em atrativos turísticos naturais, como Parques Naturais ou Áreas de Preservação Ambiental. O condutor ambiental poderá atuar em agências de viagem, instituições turísticas públicas e privadas, ou prestar serviços como autônomo.

Como o IFC é uma instituição de ensino pública, os cursos são totalmente gratuitos, não paga material, matrícula ou mensalidade.

Matrículas

As matrículas para os inscritos em primeira chamada ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro. Neste prazo, os convocados deverão entregar os documentos exigidos em edital: duas fotos 3×4 (recentes e iguais); cópias do RG, do CPF, do título de eleitor e da certidão de nascimento ou casamento (todas essas cópias acompanhadas dos documentos originais); e comprovante de quitação na Justiça Eleitoral.

Sobre o Proeja

A modalidade de ensino Proeja abrange cursos que proporcionam tanto a formação profissional quanto a elevação de escolaridade, tendo como públicos-alvo jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas, que não tiveram acesso ou que não permaneceram na escola em idade regular.

Dentre os objetivos do Proeja estão promover a inclusão social de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria; minimizar as deficiências de escolaridade; e desenvolver a autonomia desse público enquanto cidadãos críticos e participativos.

Dúvidas, entre em contato pelo telefone: (47) 3702-1700

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC.

Cecom/Blumenau

**Foto: Divulgação/alunos