IFC está com inscrições abertas para Programa de Assistência Estudantil

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Cartaz_PAE_2017-768x768Estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC), veteranos e calouros, já podem se inscrever no Programa de Assistência Estudantil (PAE). O prazo para inscrição e entrega de documentos vai até 15 de março. No campus Blumenau, os alunos poderão tirar dúvidas sobre o programa nas primeiras semanas de aula.

O objetivo do PAE é criar condições de acesso e de aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de auxílios estudantis. As modalidades oferecidas são: Moradia, Permanência I e Permanência II. O programa destina-se a estudantes regularmente matriculados no IFC que vieram da rede pública de educação básica, ou que foram beneficiários de bolsa integral em escola particular, com renda per capita de até um salário mínimo e meio.

Para fazer a inscrição, o estudante deverá preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado e frequentando curso presencial de ensino técnico de nível médio ou ensino superior; estar cursando o mínimo de disciplinas/créditos previstos no Projeto Pedagógico do Curso, ou, ao menos, quatro disciplinas (no caso de alunos do ensino superior); e seguir os prazos estabelecidos em edital.

Para fazer a inscrição, o estudante deve preencher os questionários anexos ao edital (Anexos I e II), e comprovar sua condição de vulnerabilidade por meio dos documentos solicitados no edital.

As dúvidas quanto ao preenchimento do questionário socioeconômico e dos documentos solicitados poderão ser esclarecidas no SISAE (Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional) pelo e-mail cae@blumenau.ifc.edu.br ou pelo telefone (47) 3702-1717.

Seleção e resultados

Para selecionar os estudantes, o IFC fará uma análise socioeconômica, que irá considerar o conjunto de situações que podem comprometer a permanência do estudante na instituição. O resultado será divulgado no dia 24 de abril, no site estudante.ifc.edu.br.

Diferença entre os auxílios:

• Auxílio-moradia: destinado a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação para suas despesas de aluguel, em razão do ingresso no IFC, e que vêm de outros municípios ou de zonas rurais distantes, para que possam residir nas proximidades do campus.
  • Auxílios-permanência I e II: são destinados a estudantes em extrema vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação para suas despesas de alimentação, transporte, material didático, entre outras. O que difere um do outro é o valor. Enquanto o primeiro é de R$ 400, o segundo é de R$ 200. Os estudantes residentes na moradia estudantil e aqueles que têm acesso à alimentação gratuita na instituição poderão receber apenas o Auxílio Permanência II, salvo análise e parecer do assistente social. Os dois auxílios não são acumuláveis.

Confira o edital AQUI

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC.

Cecom/Blumenau

**Imagem: Cecom/Reitoria