Inscrições para o Encceja 2018 estão abertas até 27 de abril

terça-feira, 17 de abril de 2018

ENCEJJAQuem não concluiu os estudos em tempo regular tem oportunidade de obter o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2018 (Encceja), que está com inscrições abertas até 27 de abril. As inscrições são feitas somente pelo site do Encceja.

Para fazer a inscrição, o candidato do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos completos até o dia da prova; e o candidato do ensino médio, no mínimo, 18 anos completos. O exame é gratuito e destinado a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior (inclusive para pessoas privadas de liberdade) que não concluíram seus estudos em idade regular.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma das instituições certificadoras do ensino médio. Para ser certificado pelo IFC, o interessado deve indicar, no ato da inscrição, um dos campi, além de atingir nota mínima exigida para Certificação ou obtenção de Declaração Parcial de Proficiência.

Provas

As provas do Encceja Nacional ocorrem em 5 de agosto. Já o Encceja Exterior, em 16 de setembro.

Haverá também a prova para pessoas privadas de liberdade (PPL) no Brasil ou no exterior. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza material didático digital e provas antigas aos participantes. Confira AQUI.

Justificativa de ausência

A partir deste ano, os candidatos inscritos que faltarem ao Encceja e quiserem se inscrever novamente no próximo ano deverão justificar a ausência. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para conseguir fazer a prova.

Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.