Menu principal
 

#Especial de Aniversário: Campus Blumenau comemora cinco anos

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Foto Marcelo Martins No ano em que se comemoram os 10 anos dos Institutos Federais, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau comemora cinco anos. Apesar de jovem, apresenta perfil de instituição madura, com expressivo potencial de crescimento. Desde sua criação, o campus saltou de um para nove cursos, que vão do ensino médio técnico à pós-graduação.

Ainda que o primeiro curso tenha sido ofertado em 2012, o campus foi oficialmente instituído por meio de Portaria no dia 23 de abril de 2013, com posterior publicação no Diário Oficial da União; data, portanto, em que se comemora seu aniversário. Mas essa história começou em 2010, quando uma comissão da Reitoria do IFC iniciou as visitas a terrenos com capacidade para abrigar o instituto. Em novembro do mesmo ano, iniciou-se o processo de compra do imóvel da então empresa Bernauer, localizada às margens da BR-470, no bairro Badenfurt, com área de terreno de 55.174,31 m². Após visitas técnicas, engenheiros do IFC elaboraram o projeto arquitetônico, considerando a estrutura já existente.

10 fachada 02 setembro 2011Os primeiros servidores começaram a chegar em 2010. O assistente em administração Jardel Silvio Duarte chegou logo depois, em 2011. “Na época, éramos cerca de 20 servidores, em um espaço exíguo, trabalhando em meio a poeira e barulho, por causa da reforma do prédio”, relembra. Segundo ele, naquela época, o que se via era uma empresa desativada. “Hoje vivemos uma realidade diferente, com estrutura condizente com uma instituição de ensino”, observa.

De lá pra cá, o campus cresceu, formou e qualificou centenas de estudantes. O Programa Mulheres Mil, a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Mepec), os seminários, as oficinas e vários outros projetos movimentaram o instituto, e trouxeram a comunidade para um espaço gratuito, que oportunizou a troca de conhecimento e o compartilhamento dos espaços pedagógicos e dos laboratórios.

Das aulas na paróquia ao avanço na estrutura no campus

16 lateral 02 470 setembro 2011O primeiro curso oferecido foi o técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Como o prédio ainda estava em reforma quando as aulas iniciaram, em fevereiro de 2012, foi preciso que alunos e servidores usassem, por cerca de quatro meses, três salas da Paróquia São João Batista, que fica a 800 metros do instituto.

A egressa Ana Paula Dahlke faz parte dessa história. Ela integrou a primeira turma formada pelo campus, em 2014. “A família da primeira turma continua viva. Temos um vínculo de carinho entre alunos e professores. Dedicávamo-nos integralmente aos estudos, por isso, somos muito ligados”. Hoje, Ana Paula cursa o último ano de Jornalismo na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ela acredita que a formação técnica elevou seu nível de capacidade para integrar o aprendizado anterior à profissão atual. “O ensino integral e de qualidade que o IFC oferece forma pessoas que mudam aos poucos e, constantemente, a realidade no âmbito local, regional e nacional”, avalia.

Passados seis anos da oferta do primeiro curso na região, o campus chega a 2018 com cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos pós-médio, cursos de graduação e de pós-graduação, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) – que visam a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

Atualmente, são 98 servidores (41 técnicos administrativos e 57 professores) e 806 estudantes. Para atender ao número cada vez maior de alunos e servidores, a estrutura física do campus também vem se ampliando. Já são 6.679,85 m² de área construída, que abrigam salas dos professores e administrativas, 13 salas de aulas, 13 laboratórios – cinco de informática; um de pedagogia; um de física; um de multiciências; dois de eletromecânica; dois de mecânica e um de desenho – além da quadra poliesportiva e do refeitório, que está em fase final de construção.

Cátia Wuerges pôde ver de perto os avanços do campus, ao mesmo tempo em que acompanhou o crescimento dos dois filhos mais velhos, que levam para a vida a passagem pelo IFC. A filha Natália Stasaitis se formou no técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, em 2015, e, hoje, o filho Tiago segue os passos da irmã. “Ótimas instalações, alunos tratados com respeito, conhecendo novas responsabilidades e, principalmente, uma das coisas que chamou atenção, e foi critério dessa escolha, foi a qualidade na formação dos professores. Logo, despertou no Tiago a mesma vontade de estudar no campus”, destaca ela.

Refeitório_2018 Sobre a percepção dela em relação ao avanço do campus nos últimos anos, ressalta: “Sempre estão ocorrendo reformas e ampliações. Também houve instalação de novos armários para os alunos, salas e espaços novos terminados nesses últimos três anos. Melhoras acontecendo aos poucos. É gratificante”.

A diretora-geral pro tempore, Marilane Maria Wolff Paim, frisa a importância da instituição para o fomento da educação e, principalmente, para a formação cidadã. “O campus vem se consolidando como espaço de inclusão, cidadania e na oferta de oportunidade de qualificação profissional para jovens e adultos, que saem daqui preparados para o mundo do trabalho”.

 

 

 

Festa de aniversário está programada para segunda-feira

Para comemorar a data, estão sendo preparadas algumas atividades. Para que os estudantes de todos os períodos possam participar da festa, a programação está prevista para tarde e noite.

Banner A4

*****

Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.

Fotos: Marcelo Martins, Gisele Silveira, Divulgação

Arte: Cecom/Reitoria

Print Friendly