1º Colóquio dos cursos subsequentes discutiu harmonia entre ciência e religião

terça-feira, 24 de abril de 2018

8Estudantes dos cursos técnicos subsequentes de Mecânica e Eletromecânica e servidores participaram, na noite do dia 17 de abril, no auditório da UFSC, do 1º Colóquio dos respectivos cursos, com a palestra Harmonia entre Ciência e Religião: uma perspectiva integradora, ministrada pelo professor doutor Jonny Carlos da Silva. O objetivo do tema proposto foi desenvolver o interesse dos estudantes por encontros e debates que apresentem visões multidisciplinares e transversais.

O aluno do curso técnico subsequente de Mecânica Richard Mendes conta que essa foi sua primeira participação em colóquio. “Espero que tenham mais desses, com temas diversificados. Todo conhecimento é bem-vindo. A maioria das pessoas quando ouve as palavras ciência e religião pensa em individualidade, e não em um conjunto, e a palestra abordava justamente a harmonia entre as duas, uma andando ao lado da outra”.

Segundo Richard, o palestrante trouxe curiosidades e ensinamentos. “Ele falou, por exemplo, da Fé baha’í, uma religião monoteísta, que eu não conhecia. O palestrante apresentou algo que pode ser uma novidade para alguns, mas, o mais importante, ele explicou o que era sem nos influenciar a seguir o ensinamento. Deixou bem claro que cada um seguia o que quisesse, sempre respeitando o próximo”, observou.

Sobre o palestrante:                                                                                                                                                                                                          10Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Possui doutorado sanduíche em Engenharia Mecânica (UFSC e Univ. Lancaster, Inglaterra).  Especialização em Hidráulica Industrial pelo Kyushu International Center-JICA. Pós-doutorado na NASA (Ames Research Center), Mountain View, CA, EUA. Master Coach pelo IBC-Instituto Brasileiro de Coaching. Coordenador do PosMEC (Programa de Pós-graduação em Eng. Mecânica). Foi diretor do DIP (departamento responsável por estágio na UFSC), coordenador do Curso de Graduação em Eng. Mecânica, subcoordenador do PosMEC (Programa de Pós-graduação em Eng. Mecânica), membro da Câmara de Ensino de Graduação, e coordenador do NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos). É membro do Comitê Editorial do Intl. Journal of Fluid Power.

Confira imagens do colóquio:

Texto: Cecom/Campus Blumenau.

*Fotos: Samara dos Santos