Menu principal
 

Festa de aniversário do campus reuniu servidores, alunos, egressos e comunidade

terça-feira, 24 de abril de 2018

parabéns_6 Festa de aniversário, geralmente, reúne familiares e outras pessoas queridas do aniversariante. Na comemoração dos cinco anos do IFC Campus Blumenau não foi diferente. Todos que fizeram e fazem parte da história do instituto vieram para festejá-lo e homenageá-lo. Além do bolo, houve apresentações culturais, exposições de cartazes produzidos pelos alunos e inauguração da galeria de ex-diretores.

Na solenidade de abertura do evento, três dos quatro ex-diretores resgataram a história do campus. O ex-diretor Rony da Silva, que esteve à frente do campus de 2011 a 2012, parabenizou a comunidade pela conquista. “Conquista em uma cidade que, na época, ainda não vislumbrava o ensino público federal como uma possibilidade, e que via o ensino mais vinculado ao particular. E nós chegamos com outra dinâmica, como uma alternativa. E, hoje, estamos aqui, contribuindo para o ensino na região”, comemorou.

Carlos Renato Victória de Oliveira, diretor-geral de 2012 a 2014, relembrou os tempos de reforma do espaço físico. “Foram momentos difíceis. Eram apenas duas salas de aula e uma sala para todo o administrativo, que trabalhava em meio a obras. Foi uma luta para chegar até aqui, mas vejo que a escola cresceu, e isso é gratificante. Hoje estou aposentado. Quando a gente retorna, após ter trabalhado 32 anos na rede federal, é como se estivesse voltando para casa. Fico orgulhoso de ter sido uma das pessoas que fez parte dessa história. Concluí meu mandato em 2014 com a consciência tranquila, de que investimos aquilo que sociedade nos pagou em impostos”, acentuou.

Para o ex-diretor Paulo César Rodacki Gomes, que atuou de 2014 a 2016, é emocionante ver quanta gente suou a camisa para que fosse possível chegar até aqui. “Assumimos a direção do campus em um momento de transição, com o término das obras e com a formação de equipes. Na época, eram duas ou três pessoas desenvolvendo funções de setores inteiros. Assim, fomos aos poucos, formando equipes de trabalho e desenvolvendo aspectos administrativos e de ensino. Esse é um trabalho que vem de muito tempo, e todos nós fazemos parte”, ressaltou.

A atual diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim, citou o historiador Eric Hobsbawm para destacar o trabalho em equipe: “Ninguém consegue construir nada sozinho, o trabalho coletivo é um trabalho difícil, mas ele é imprescindível. E foi isso que observei nas falas dos colegas. Foram desafios e dificuldades, mas é gratificante quando se faz esse resgate e se percebe o quanto estamos crescendo”, observou. Marilane ainda agradeceu aos que contribuíram para o crescimento do instituto na região: estudantes, servidores e pais; à Associação de Pais e Servidores e à comunidade.

Cladecir Schenkel, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, abordou a interiorização da rede federal e o crescimento do campus. “Uma das características que a educação profissional tecnológica adquiriu desde 2008, foi a da verticalização. E o Campus Blumenau pode exemplificar isso muito bem, já que partiu de um curso, em 2012, para nove cursos hoje, que vão do ensino médio técnico à pós-graduação. Vocês só têm a comemorar”.

Evento contou com música, inauguração de galeria e exposição

apresentação musical

Para que os estudantes de todos os períodos pudessem participar da festa, a organização do evento programou atividades para tarde e noite, que englobaram o “parabéns pra você” e distribuição de cupcakes.

À tarde, alunos do ensino médio integrado prepararam apresentações musicais e de dança. Pelos corredores, também era possível ver quadros e cartazes produzidos por eles, em parceria com os professores, que retratavam os melhores momentos do campus. Ainda durante a tarde, houve o descerramento da galeria de fotos de ex-diretores. Já à noite, o professor de Mecânica Alan Ricardo Sparemberger animou os estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes, tocando como DJ na festa.

Confira alguns cliques da festa:

público_7 público_5 parabéns_6

público_4  público_2 público_1

exposição_2 parabéns_5 parabéns_3

galeria_1  galeria_3 galeria_5

egressos  banda_2 apresentação musical

 parabéns_6 exposição_1 diretora-geral

ex-diretor Rony_2 ex-diretor Rodacki_2 ex-diretor Renato_2

ex-diretor_Rodacki_1 ex-diretor Rony_1 ex-diretor Renato_3

*****

Texto/Fotos: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.

Print Friendly