Menu principal
 

#Especial Mepec: Estudantes criam horta hidropônica em PVC

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

22 Com cano de PVC, cola de silicone, mangueira, reservatório para a água, motor de aquário e filtro, os estudantes do curso técnico de Eletromecânica integrado ao ensino médio criaram uma horta hidropônica – que é a plantação feita na água. O projeto é um dos apresentados na quarta edição da Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec), que ocorre no Campus Blumenau, nos dias 27 e 28 de setembro.

A horta construída pela equipe está suspensa em pallets, que dão apoio à estrutura de PVC e servem de suporte para um reservatório de cerca de 50 litros. Esse reservatório vem com um filtro de carvão ativado, usado para adequar o pH da água e aplicar pressão suficiente para que ela percorra todos os canos em igual volume. A ideia inicial é plantar alfaces (americana e crespa) e hortelã, para consumo no próprio campus. Os canos de PVC foram montados em pirâmide e com furos que comportam as folhas de um pé de alface já crescido. Embaixo da estrutura, está o reservatório de água. A bomba de aquário leva a água até o cano mais alto e, depois, traz de volta ao reservatório, num ciclo de reutilização.

O investimento foi pequeno, já que a equipe usou materiais doados por empresas e conhecidos. Para dar ainda mais vida ao projeto, eles pintaram os canos de PVC. Os estudantes Aline Bieger, Lara Schneider, Matheus Souza, Tiago Barão, sob orientação dos professores Thiago Farias, Fernanda Zendron e Fábio Prá, esperam propor com essa ideia, além da consciência ambiental, um apelo saudável de baixo custo. “É uma opção, principalmente para aquelas pessoas que não têm espaço para plantar, mas desejam uma alimentação saudável”, explica Lara.

Para a base nutricional das plantas, a equipe prepara um mix de materiais orgânicos (em que se bate no liquidificador cascas de ovos e de bananas e pó de café reutilizado). Já é possível ver o resultado dos cuidados no crescimento e na qualidade das alfaces, plantadas na segunda semana de setembro. A expectativa é colhê-las em até 40 dias.

Sobre o evento

A Mepec é um evento científico e cultural com abrangência multidisciplinar, promovido pelo Campus Blumenau. É um espaço de compartilhamento e divulgação de atividades de extensão, de ensino e de pesquisa desenvolvidas por estudantes e servidores.

O evento é gratuito e aberto à comunidade!

******

Texto/Fotos: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.

Print Friendly