Menu principal
 

#Especial Mepec: Estudantes desenvolvem protótipo de plataforma com placa de energia solar em Arduino

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

2 Os estudantes do curso técnico de Eletromecânica integrado ao ensino médio do IFC Campus Blumenau desenvolveram o protótipo de um painel fotovoltaico, que gera energia elétrica por meio da luz solar. O projeto é um dos apresentados na quarta edição da Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec), nos dias 27 e 28 de setembro.

No projeto, os estudantes Ana Carolina Tozatti, Otto Rimes Gramkow, Gabriel Juswiaki Ternes, Sérgio de Souza Filho, Joyce Thays Moser, sob orientação do professor Damian Larsen Bogo, explicam que os painéis solares fotovoltaicos são fabricados utilizando semicondutores, geralmente sílico. Esse semicondutor é o responsável por gerar energia elétrica por meio da conversão direta da luz solar em eletricidade.

Para criar o protótipo, a equipe utilizou uma placa de metal, sensores, fonte externa, motor, bateria e o Arduino – uma plataforma de prototipagem eletrônica, que faz com que a placa fotovoltaica se mova durante o dia, seguindo o movimento do sol, como faz um girassol. Eis o motivo do título do projeto: Girassol Tecnológico. A estudante Ana Carolina explica que, segundo pesquisas, uma placa solar que se movimenta tem um rendimento de 53% a mais do que uma placa que fica parada.

Três sensores de luminosidade foram posicionados no aparelho, para que a luz pudesse ser seguida, fazendo com que a placa fotovoltaica receba uma maior incidência de luz solar para transformar em energia”, descrevem os estudantes, que têm entre 16 e 17 anos. Eles resgataram conhecimentos vistos em disciplinas técnicas, como Eletrotécnica, Elementos, Materiais e Processos de Fabricação para desenvolverem o projeto.

Sobre o evento

A Mepec é um evento científico e cultural com abrangência multidisciplinar, promovido pelo Campus Blumenau. É um espaço de compartilhamento e divulgação de atividades de extensão, de ensino e de pesquisa desenvolvidas por estudantes e servidores.

O evento é gratuito e aberto à comunidade!

 

******

Texto/Fotos: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.

Print Friendly