Menu principal
 

IFC Blumenau tem candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Aluno Vinicius_IFC_5Com o projeto Portal de Oportunidades: uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro emprego, o estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau Vinicius Franke da Silva é um dos selecionados para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil Mercosul (PJM), representando Santa Catarina.

O PJM é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Nesta primeira etapa, foram classificados quatro projetos por Estado, totalizando 108 trabalhos de estudantes do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de escolas públicas. Na segunda etapa, que é por meio de votação, serão escolhidos 27 representantes brasileiros, um por unidade da federação.

Os projetos inscritos pelos candidatos deviam contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar. Orientado pelo professor Cloves Alexandre de Castro, Vinicius propôs criar um portal que possibilite ao empregador acessar os perfis de jovens em busca do primeiro emprego, ao mesmo tempo em que divulga vagas de trabalho. “Trata-se de uma plataforma online, pública, gratuita e de livre acesso, na qual os jovens e as empresas possam criar perfis que possibilite uma relação entre contratado e contratante”, explica Vinicius.

O estudante concorre com outros dois colegas do IFC, dos campi de Araquari e Concórdia, além de uma candidata de Xanxerê. “Agora temos até 18 de novembro para fazer campanha, pretendo visitar escolas estaduais e câmaras mirins da região”, adianta.Conversa_candidato PJM

Atualmente, o estado de Santa Catarina é representado no PJM pela estudante do ensino médio integrado do IFC Campus Ibirama Aymee Agnes de Andrade Sinn. Em 2016, ela foi selecionada com o projeto Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça.

Eleição

A votação ocorrerá exclusivamente pela internet, de 19 a 23 de novembro. Poderão votar estudantes entre 14 e 18 anos que frequentam o Ensino Médio no Brasil. O eleitor deverá acessar o site pjm.mec.gov.br, fazer um cadastro e votar no seu candidato, que terá mandato de dois anos.

Confira mais no vídeo:

Parlamento

O Parlamento Juvenil Mercosul tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação. Os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento é produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados do Mercosul durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai.

******

*Texto/Fotos/Vídeo: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau.

** Matéria atualizada em 24/10/2018.

Print Friendly