Menu principal
 

Aula Inaugural de Pedagogia traz tema voltado às tecnologias na educação

quarta-feira, 27 de março de 2019

Aula Magn_4Na noite da última terça-feira (26), o curso superior de Licenciatura em Pedagogia promoveu a aula inaugural de 2019. A professora auxiliar de Tecnologias Educacionais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, doutora Iracema Munarim, trouxe a palestra A Escola na Era Digital: a Mídia-educação e o Lugar das Outras Pedagogias, para debater formas de introduzir a participação do aluno nas plataformas digitais.

Para a acadêmica Cíntia Gaia, da primeira fase de Pedagogia, o tema mídia-educação é essencial para os futuros pedagogos, já que a nova geração nasceu imersa na era tecnológica. “Vemos que inserir as tecnologias não se resume a trazer máquinas e instrumentos tecnológicos, ou transpor métodos educacionais prosaicos para meios digitais, mas, sim, introduzir a participação ativa do aluno e essas plataformas”, observou.

Da palestra, a acadêmica destacou o papel do professor como mediador na inserção do aluno no mundo tecnológico. “Para isso, é necessário um plano em conjunto com o professor de informática, se houver, ou então, a dedicação por meio dos professores para se inserirem nessas novas ferramentas, afinal, não há um curso ou preparação nesse sentido. Outro aspecto que devemos colocar em pauta, é a formação senso crítica do aluno sobre onde e como pesquisar, uma vez que é necessário enfatizar a importância de filtrar certos conteúdos que circulam nas redes, construindo assim uma relação com o aluno e as fontes pesquisadas”, observou a acadêmica.

Sobre a palestrante

Iracema Munarim – Doutora em Educação (2010-2014 – PPGE/UFSC, bolsista CAPES), desenvolveu tese acadêmica sobre o papel das tecnologias digitais nas escolas do campo. Foi bolsista PDSE/CAPES com estágio junto à Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) com estudo sobre o imaginário midiático e cultura de movimento das crianças e graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) também pela UFSC. Trabalha atualmente como professora auxiliar de Tecnologias Educacionais na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Participa dos grupos de pesquisa NICA (CED/UFSC) e Labomídia (CDS/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação; Mídia-Educação; Infância; Educação do Campo; Corpo e movimento.

Confira alguns cliques da palestra:

Aula Magn_2 Aula Magna_1 Aula Magn_4

 ******
*Texto: Cecom/Blumenau

**Fotos: professora Bruna Raiol

Print Friendly