Representante do IFC no Parlamento Juvenil do Mercosul participa de formação em Brasília

segunda-feira, 29 de julho de 2019

O estudante do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Campus Blumenau Vinicius Franke da Silva é um dos 27 estudantes que representará o Brasil durante dois anos no Mercosul – sediado em Montevidéu, no Uruguai – por meio do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). De 15 a 19 de julho ele esteve em Brasília, onde participou de uma formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o tema “O Ensino Médio que Queremos”. Como este foi o primeiro encontro após a eleição dos representantes, a ocasião também marcou a cerimônia de posse do grupo.

A experiência foi engrandecedora. Participamos de debates e diálogos sobre temas que envolvem a educação pública, como direitos humanos, integração regional e jovens e trabalho”, contou Vinicius. Ao final do evento, eles redigiram uma declaração nacional, que será enviada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O PJM é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).

Projeto Um Portal de Oportunidades

Para conquistar a vaga, os estudantes participaram de um processo seletivo estadual, em 2018, e apresentaram propostas de ações para despertar a participação dos jovens no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. Orientado pelo professor Cloves Alexandre de Castro, Vinicius propôs o projeto Portal de Oportunidades: uma janela de solidariedade, voltado a jovens estudantes em busca do primeiro emprego, no qual possibilitará ao empregador acessar os perfis desses jovens, ao mesmo tempo em que divulga vagas de trabalho.

IFC à frente do protagonismo juvenil

Esta é a segunda vez consecutiva que um estudante do IFC assume a vaga estadual no parlamento. Em 2016, a estudante do ensino médio integrado do IFC Campus Ibirama Aymee Agnes de Andrade Sinn foi eleita com o projeto Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça, para o mandato 2016-2018.

Certificação Vinicius_1 PJM

IFC no Parlamento Grupo de trabalho