Menu principal
 

Audiência pública no Campus Blumenau avalia Plano Municipal de Educação

terça-feira, 13 de agosto de 2019

IMG_4566

Passados cerca de 40% do período de implementação do Plano Municipal de Educação de Blumenau (PME), para o decênio 2015-2024, é hora de analisar, discutir e propôr a manutenção ou alteração dos índices previstos nas metas e estratégias que compõem o plano. Para isso, estão sendo organizadas audiências públicas em instituições de ensino da cidade. Uma dessas audiências ocorreu na noite de 6 de agosto, no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau.

A professora do Campus Blumenau Jamile Delagnelo Fagundes da Silva, e o professor Luiz Alessandro da Silva, da Gered, abordaram as metas 3,4,6,7,8,9,10 e 11 do PME, que tratam do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a apresentação de cada meta, os professores apresentaram dados, com meta prevista e situação atual tanto no Brasil, quanto na região Sul, em Santa Catarina, Vale do Itajaí e em Blumenau.

Dos dados apresentados, chamou atenção a meta 9, que aborda a Alfabetização de Jovens e Adultos. O objetivo era elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até 2024, erradicar o analfabetismo absoluto, e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. A meta prevista em Blumenau era 93,50% até 2015, o que foi alcançada, e, atualmente, está em 98,3%. 

Já com a meta 10, que trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na forma integrada à educação profissional, Jamile expressou preocupação. A meta prevê que sejam ofertadas, no mínimo, 25%IMG_4561 das matrículas nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada. Contudo, em Blumenau, a situação atual mostra que ainda não há registro de matrícula no Censo. “Nesta meta, vamos precisar de articulação na prática, de projetos pedagógicos integrados, não apenas discussão estratégica. Teremos de chegar juntos ou não vamos chegar. Diria que este é um dos nossos maiores desafios”, observou ela.

Além de servidores da rede federal, participaram da audiência pública profissionais da educação da rede privada, municipal e estadual, estudantes, conselheiros tutelares e membros do fórum municipal de educação. As próximas audiências estão agendadas para 13 e 15 de agosto, na UFSC.

A comissão técnica, formada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gered, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e Câmara de Vereadores, é a responsável por gerar o material que sustenta dados e informações necessárias para que se faça uma avaliação fidedigna e objetiva, colocando para a comunidade blumenauense o que de fato se concretizou ao longo do período de praticamente quatro anos da existência do PME.

Como contribuir com o Plano Municipal de Educação de Blumenau?

O Plano Municipal de Educação de Blumenau (PME) possui 20 metas, que no município de Blumenau se desdobram em 338 estratégias. O documento foi aprovado por meio da Lei Complementar nº 994, de 16 de julho de 2015. Ele surgiu com a aprovação da Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE).

O cidadão pode contribuir participando das audiências, ou enviando sugestões no formulário que consta neste link.

programacao-do-forum-1024x725

******

Texto/Fotos: Cecom/Campus Blumenau, com informações da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Arte da programação: Prefeitura Municipal de Blumenau

Print Friendly