Campus Blumenau oferece 140 vagas para cursos técnicos gratuitos

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Aluna Eletro_integrado5O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos de ensino médio integrado. No IFC Campus Blumenau são ofertadas 140 vagas, divididas entre os cursos de Informática e Eletromecânica. As inscrições vão até 10 de setembro e devem ser feitas pelo site ingresso.ifc.edu.br. Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o ensino fundamental ou que irão concluir até janeiro de 2020.

A taxa de inscrição é de R$ 25, mas há a possibilidade de isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para aqueles que tenham renda bruta de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa), ou renda familiar bruta total de até três salários-mínimos. O pedido de dispensa do pagamento vai até 23 de agosto, e o interessado deve preencher o requerimento.

O curso técnico integrado permite ao aluno estudar disciplinas do ensino médio – como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No caso de Eletromecânica, o aluno terá ainda aulas de hidráulica, desenho técnico, metrologia, entre outras. Já em Informática, o aluno aprenderá programação, desenvolvimento web, engenharia de software, etc. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no IFC (manhã e tarde).

A seleção será por meio de prova, com 30 questões de múltipla escolha, que ocorrerá no dia 24 de novembro. A prova tem como base o conteúdo programático do ensino fundamental, e está dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para ter acesso a provas anteriores do Exame de Classificação clique aqui.

Os aprovados vão iniciar as aulas em fevereiro de 2020. Para saber mais sobre o processo de seleção, os cursos e as vagas dos outros campi, o interessado deve conferir o Edital.

Ações Afirmativas (cotas)

O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública; e subdivide essa categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campi, para oriundos da agricultura familiar. Caso o candidato tenha dúvidas a respeito das ações afirmativas (cotas), pode assistir aos vídeos explicativos sobre as cotas, disponíveis aqui.

Anote aí:

1) Fazer a inscrição para o Exame de Classificação (de 23/07/19 a 10/09/19) INSCRIÇÕES AQUI;

2) Pagar a taxa de inscrição (até 13/09/19);

3) Imprimir o comprovante de inscrição, com data, horário e local de prova (06/11/19 a 24/11/2019);

4) Fazer a prova do Exame de Classificação (24/11/19, das 14h às 18h);

5) Fazer a matrícula, se aprovado em 1ª Chamada (13/01/20 a 16/01/20);

6) Comparecer ao início das aulas dos cursos técnicos no IFC (Fevereiro/2020).;

Links de interesse:

Perguntas Frequentes sobre o Exame

Perguntas e Respostas sobre o sistema de cotas (ações afirmativas)

Relação candidato x vaga

Dúvidas, entre em contato com o campus: (47) 3702-1700

Ou com a Coordenação Geral de Ingresso: e-mail cgi@ifc.edu.br e telefone (47) 3331-7871

Texto/Foto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC | Cecom/Campus Blumenau