Menu principal
 

Conheça os projetos de pesquisa do campus aprovados para receber apoio financeiro

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Seis projetos de pesquisa foram selecionados pelo edital interno 030/2019 para receber recursos financeiros provenientes da matriz orçamentária do Campus Blumenau. O edital previa a divisão de um valor entre os três projetos mais bem classificados, para despesas de custeio e para contratação de bolsistas. Contudo, os coordenadores dos projetos abriram mão do custeio (que incluía, por exemplo, compra de material de consumo) e decidiram ficar apenas com contratação de bolsistas, o que permitiu que os outros três projetos, que ficaram em cadastro de reserva, participassem.

A coordenadora de Pesquisa, professora Michele Savaris, explica que havia disponível R$ 21.600. “No entanto, como um professor optou por apenas um bolsista do ensino médio em vez de dois, conforme previa o edital, o valor exato usado para contemplar todas as bolsas será de até R$19.800”, afirmou.

Os projetos devem ser desenvolvidos de 10 de fevereiro a 8 de dezembro de 2020. Dentre os objetivos da proposta deste edital estão promover a iniciativa de estudos em áreas prioritárias, indicadas pelas demandas econômicas, sociais e culturais da região; e incentivar a prática da pesquisa, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, capazes de agregar valores e conhecimentos técnico-científicos de interesse da sociedade e de seus segmentos.

Confira os projetos em ordem de classificação:

1º) Segurança na Educação: uso do TreasureHunt como ferramenta pedagógica, coordenado pelo professor de informática Ricardo Ladeira.

2º) Análise da qualidade de energia elétrica em função da variação de carga em motores de indução trifásica acionados por conversores de frequência, coordenado pelo professor de elétrica Thiago Santos.

3º) A qualidade do lugar das brincadeiras infantis: uma análise das praças e parques públicos em Blumenau, coordenado pelo professor de Geografia Carlos Pateis.

4º) A prática do deslocamento na arte contemporânea: anotações em (um) processo, coordenado pela professora de educação artística Cláudia Zimmer.

5º) Avaliação de desempenho do sistema de fossa séptica – filtro anaeróbio antes e após a limpeza em residências da cidade de Pomerode, coordenado pelo professor de Química Hélvio Silvester.

6º) A palavra no espaço público: articulações entre História e Psicanálise para análise da subjevidade política contemporânea, coordenado pela professora de História Sara Nunes.

******

*Texto: Cecom/Campus Blumenau

**Arte: Pixabay

Print Friendly