Curso de Ciência da Computação traz presidente da ANTAC para aula magna

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

FOTO PALESTRANTENo dia 9 de março, às 19h, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau promove a aula magna do curso de Ciência da Computação, com o tema “Ciência, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: o Protagonismo da Área de Computação”. A palestra será ministrada por Sergio Scheer, presidente da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC).

O evento, que ocorrerá no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Blumenau, é gratuito e aberto a estudantes, professores, profissionais e pesquisadores da área de informática.

O curso de Ciência da Computação inicia sua primeira turma em 2020. O campus é o único a oferecer o bacharelado em Ciência da Computação totalmente gratuito em Blumenau, permitindo, desta forma, a inclusão social, uma das principais funções dos institutos federais. Como está localizado no bairro Badenfurt, às margens da BR-470, o campus ainda propicia fácil acesso de estudantes de cidades vizinhas, como Timbó, Indaial, Pomerode e Gaspar.

Sobre o palestrante

Sergio Scheer é o presidente (2018-2020) da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC). Também foi um dos profissionais nomeados para a Comissão ad hoc de Infraestrutura Tecnológica do Comitê Estratégico de Implantação de BIM no Governo Federal (CE-BIM – nov/2017 a jun/2018).

No âmbito acadêmico, é consultor associado da Academic Ventures. Atua como pesquisador líder e professor sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular com atividades de agosto de 1981 a abril de 2017. Concluiu o doutorado em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1993. De outubro/2014 a setembro/2015 fez estágio pós-doutoral (Visiting Scholar) no Center for Integrated Facility Engineering (CIFE), da Universidade de Stanford, na Califórnia. Tem graduação em Engenharia Civil (UFPR, 1980) e mestrado em Engenharia Civil – Estrutruras (UFRGS, 1982).  Atua também como consultor ad hoc da CAPES, CNPq, FINEP, Fundação Araucária no Paraná, FAPEMIG, FACEPE e FAPESP.

Serviço:

O quê: Aula magna “Ciência, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: o Protagonismo da Área de Computação”

Quando: 09/03/20 (segunda-feira)

Onde: Auditório da UFSC (Rua João Pessoa, 2750, Velha, Blumenau).

Quanto: gratuito

Inscrições: não é necessário fazer inscrição.

*Texto: Cecom/Blumenau

**Foto: Heloisa Correa/ Jornal União