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Coronavírus: perguntas e respostas sobre as medidas adotadas pelo Campus Blumenau

quinta-feira, 19 de março de 2020

Atualizado em 27/04/2020, às 10h40.

card_editNesta semana, anunciamos a suspensão das aulas e atividades presenciais para tentar conter a proliferação do novo coronavírus Covid-19 em Santa Catarina.  As medidas institucionais foram definidas pelo Comitê de Gestão de Crises do IFC – grupo de lideranças de diversas áreas, formado para tomar decisões institucionais acerca da pandemia.

Nesta postagem, traremos as principais dúvidas sobre o funcionamento do campus durante a suspensão das aulas. Este texto será atualizado constantemente, com novas dúvidas e tomadas de decisões (confira sempre dia e horário de atualização no topo do post). Para entrar em contato com setores e servidores do campus, acesse:

Sempre que você tiver alguma dúvida, confira se já não está respondida aqui. Caso a questão permaneça, encaminhe pelas nossas mídias sociais (Facebook e Instagram) ou pelo e-mail cecom.blumenau@ifc.edu.br. É possível também acompanhar  as orientações que estão sendo compartilhadas e publicadas em: informecoronavirus.ifc.edu.br. Para entrar em contato com o Comitê de Crise, envie e-mail para: comitedecrise@ifc.edu.br. Para entrar em contato com setores e servidores do campus, acesse:  blumenau.ifc.edu.br/contatos

 

As questões estão divididas em:

  • Suspensão das aulas
  • Atividades de ensino remotas
  • Atendimento presencial, trabalho remoto e serviços essenciais
  • Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão
  • Formaturas, colação de grau, eventos e viagens
  • Certificação Encceja, diploma e outros certificados
  • Biblioteca
  • Matrículas de cadastro de reserva e vagas não ocupadas
  • Funcionários terceirizados

 

Suspensão das aulas

 
1. Por que as aulas foram suspensas?

Para preservar a saúde da comunidade do IFC e seus respectivos familiares. Para tal decisão, levou-se em conta a declaração de pandemia de Coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial da Saúde; as orientações do Ministério da Saúde de prevenção do contágio da doença; os dados locais, nacionais e internacionais que indicam o iminente crescimento de casos relacionados à contaminação; e  a necessidade de se reduzir drasticamente a circulação de pessoas nas unidades do IFC, de modo a diminuir os riscos de contaminação em massa.

Por isso, é essencial entender que a suspensão não caracteriza férias. Essa medida se chama distanciamento social e é uma das mais importantes (além das medidas de higiene)  para evitar o contágio.

Até o momento, o IFC não tem notícia de nenhum aluno ou servidor que tenha testado positivo para o coronavírus. Caso isso ocorra, informe a instituição pelo e mail comitedecrise@ifc.edu.br.

2. Por quanto tempo as aulas ficarão suspensas?

Por enquanto, a suspensão das aulas é por tempo indeterminado. Quando houver previsão de retorno, o IFC informará a comunidade acadêmica pelos canais oficiais de comunicação.

 

Atividades de ensino remotas

 

1. Os alunos terão atividades remotas?

Sim. A medida é para todos os níveis de ensino. Poderão ser realizadas remotamente aulas, orientações e avaliações, dentre outras atividades, tendo como meios Turmas Virtuais do sistema SIGAA, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem ou programas de comunicação de voz e vídeo que permitam gravação, entre outras tecnologias. Caberá à cada docente, articulado com a coordenação de curso, avaliar a possibilidade de adaptação de seus componentes curriculares para o sistema remoto. Os estudantes que não conseguirem acompanhar o conteúdo remotamente, terão garantido o acesso quando as atividades presenciais retornarem. Confira a nota aqui.

 

Atendimento presencial, trabalho remoto e serviços essenciais

 

1. O campus está aberto para atendimento presencial?

No momento, não.  O campus está fechado para atendimento ao público. Por determinação do governo do Estado de Santa Catarina (Decreto 515/2020), o  IFC suspendeu por sete dias (contados a partir de 18/03)* as atividades de setores que estavam previstas para funcionar na forma de revezamento e que não puderam ser realizadas remotamente. Desta forma, estão suspensas as atividades presenciais, mantendo-se apenas os serviços essenciais.

*Atualização: novo Decreto (525/2020) prorrogou a suspensão de serviços essenciais por mais 7 dias (25 a 31/03).

 

2. O que é o trabalho remoto desenvolvido pelos servidores?

É a atividade que pode ser realizada a distância, facilitada pelo uso de tecnologia e de comunicação. Para manter as atividades administrativas e de docência e ao mesmo tempo garantir a saúde dos servidores, definiu-se que quem pudesse realizar o trabalho de casa, que assim o fizesse. Para isso, a Diretoria de Gestão de Pessoas elaborou um formulário em que cada técnico administrativo deverá fazer o planejamento e relatório de atividades realizadas em casa. Este relatório será aprovado mensalmente pela chefia imediata. Já os docentes, registram suas atividades no Plano de Trabalho Docente.

Para entrar em contato com algum setor, acesse aqui os contatos de todos os setores e servidores do campus.

 

3. No IFC, quais são os serviços essenciais?

As atividades consideradas essenciais na instituição e que devem ser realizadas presencialmente são:

  • Segurança/vigilância patrimonial;
  • Manutenção dos serviços informatizados (sites, SIG);
  • Manutenção do trato e da saúde dos animais alojados nas unidades agrícolas, bem como do manejo de cultivos vegetais de acordo com o estado de desenvolvimento e tratos culturais tecnicamente recomendados;
  • Manutenção de experimentos que possam acarretar perdas técnicas e científicas irreparáveis;
  • Supervisão de materiais laboratoriais que precisem de acompanhamento técnico;
  • Recolhimento e destinação de materiais e/ou alimentos perecíveis;
  • Monitoramento do adequado funcionamento das instalações e dos equipamentos da unidade.

 

Formaturas, colação de grau e viagens

 

1. Como ficam eventos e viagens agendados?

As formaturas e colação de grau agendadas para os próximos dias deverão ser remarcadas, assim como viagens técnicas e eventos em geral.

Servidores e alunos que estiveram em viagem nacional ou internacional para local afetado em período recente, ou que estiveram em contato com pessoas em monitoramento quanto ao coronavírus, mesmo não apresentando sintomas aparentes, deverão reportar à chefia imediata/coordenação do curso.

 

Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão

 

1. Vou receber o valor do Programa de Auxílios Estudantis? E os documentos com prazo para entregar?

O pagamento dos auxílios aos estudantes em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica (edital 03/2020) será mantido normalmente.

Já a entrega dos documentos obrigatórios das modalidades 1 e 2 (edital 04/2020) ocorrerá por meio eletrônico, por meio do preenchimento dos formulários:

Formulário Modalidade 1 – Tutorial para enviar os documentos pelo formulário eletrônico

Formulário Modalidade 2 – Tutorial para enviar os documentos pelo formulário eletrônico

Tutorial para digitalização dos documentos

Tutorial para juntar os documentos digitalizados em pdf

A entrega presencial dos documentos originais ocorrerá na volta das atividades acadêmicas, em prazo a ser definido. Em caso de dúvidas, envie e mail para assuntos.estudantis@ifc.edu.br.

 

2. Recebo bolsas de Pesquisa e Extensão, como ficam durante a suspensão das aulas?

O pagamento continuará sendo feito normalmente. Em caso de dúvidas, entre em contato: pesquisa@blumenau.ifc.edu.br; extensao@blumenau.ifc.edu.br; estagio.extensao.blumenau@ifc.edu.br.

 

Certificação Encceja, diploma e outros certificados

 

1. Posso solicitar agora a certificação do Encceja?

A Coordenação de Registro Acadêmico está trabalhando de forma remota, desde o decreto estadual. Assim, a entrega de documentos para solicitar a certificação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está suspensa até o retorno das atividades presenciais. Dúvidas: registroacademico.blumenau@ifc.edu.br

2. E para retirar certificados e diplomas de cursos?

A medida suspende também a emissão de diplomas e certificados. Demandas emergenciais deverão ser encaminhadas à Coordenação de Registro Acadêmico do IFC, pelo e-mail cra@ifc.edu.br, e serão avaliadas caso a caso.

 

Biblioteca

 

1. A biblioteca está aberta? Pagarei multa de livro não entregues?

As bibliotecas de todos os campi permanecerão fechadas até novas orientações.

Todos os livros com data de devolução no período de suspensão de aulas poderão ser devolvidos quando as aulas retornarem, sem cobrança de multa. Eles serão automaticamente prorrogados para 13/04/2020,  podendo ser reavaliado novo prazo a qualquer momento.

Havendo necessidade de orientações para uso remoto do Portal Capes (via rede CAFe), a consulta ao Pergamum, a consulta ao MEU PERGAMUM, ao uso das Normas Técnicas ABNT, bem como ao Repositório, consultar os links correspondentes e seguir o passo a passo. Se necessitar de ajuda, entre em contato por e-mail com a biblioteca biblioteca.blumenau@ifc.edu.br.

 

Matrículas de cadastro de reserva e vagas não ocupadas

 

1. Como será a matrícula sem atendimento presencial?

A documentação para matrícula – inclusive para comprovação de renda – deverá ser enviada por e-mail. A documentação original será apresentada ao setor de Registro Acadêmico quando as atividades presenciais forem retomadas.

A partir do envio dos documentos, o candidato será considerado matriculado. Qualquer informação que não seja condizente com os documentos originais, pode resultar no cancelamento da matrícula posteriormente.

A aferição de candidatos pretos, pardos e indígenas (que é feita no ato da matrícula) será feita por convocação, após o retorno das atividades.

– Clique AQUI para acessar o Edital 02/2020 retificado, relativo ao Cadastro de Reserva;

– Os editais referentes às vagas não ocupadas serão retificados gradualmente pelos campi. Clique AQUI.

 

Profissionais terceirizados

 

1. Como ficam os profissionais terceirizados?

O Campus Blumenau conta com 12 profissionais terceirizados. Para resguardar esses trabalhadores, os serviços terceirizados de limpeza e manutenção predial e os funcionários foram dispensados. A única exceção são os profissionais que fazem ronda e vigilância do campus, trabalho considerado essencial.

 

Confira as orientações em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Fique ligado! Cuide-se! Cuide de sua família!

Confira todos os canais oficiais de comunicação do IFC.

Prevenção-Corona-01 (1)

 

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