Na noite de hoje, das 19h às 22h, o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Blumenau promoverá uma webmesa com a temática Educação (Escolar) Quilombola: Jikula mesu. O evento é voltado a acadêmicos das 3ª e 7ª fases da Pedagogia e a aos professores do curso. O link da sala virtual será enviado antes do início do evento.
A webmesa temática é um encontro virtual organizado pelas professoras Bernadete Machado Serpe, Claudia Zimmer, Inês Poggio, Roseli Nazário e pelo professor André Quaranta, que estão envolvidos em as aulas da terceira fase de Pedagogia e que têm se dedicado a pensar coletivamente as atividades de ensino remotas nesta retomada das aulas não presenciais.
O encontro contará com a participação de três professoras pesquisadoras que têm em comum o Quilombo como contexto de pesquisa, mas que tomam diferentes perspectivas para seguir seus estudos, seja na aproximação com a infância, com a ancestralidade ou por dentro da educação escolar. A pesquisadora Elaine de Paula trará a discussão do Quilombo na relação com a infância, a partir de uma etnografia. Já Bel Gomes recorrerá à conversação para se aproximar das avós. Alessandra Bernardino, por sua vez, percorrerá sua trajetória por dentro do quilombo e da educação escolar quilombola.
Segundo o grupo o grupo de professores que está à frente da webmesa, a temática Educação Quilombola se constituiu no eixo articulador das reflexões de quatro componentes curriculares da terceira fase de Pedagogia. “Juntos, temos provocado um “jikula mesu”, expressão angolana que pode ser traduzida como ‘abro os olhos’, explicam. O grupo então propôs um convite coletivo para abrir os olhos em direção a uma população que historicamente foi invisibilizada. “Talvez possamos dizer uma “população das margens”, aquela que não se enquadra (e nem se deixa enquadrar, porque resiste) nas bases ideológicas e culturais de uma matriz ocidental cêntrica”.
******
Texto: grupo de professores, com adaptação da Cecom Blumenau