Estudantes atletas de todos os quinze campi do IFC disputaram, de 25 a 27 de junho, a oitava edição dos Jogos Internos do Instituto (JIFC). As provas de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez foram realizadas no Complexo Esportivo Bernardo Werner SESI, em Blumenau; já as competições do atletismo foram sediadas no Complexo Esportivo de Timbó. O Campus Blumenau marcou presença com 60 estudantes, que demonstraram garra, espírito de equipe e união. A participação reforça o compromisso do campus com a formação integral do estudante.
O destaque ficou para a enxadrista Radija Nicole Severino, que ficou em 1º lugar no xadrez feminino. “Participar do JIFC esse ano foi uma experiência inesquecível. Enfrentei meninas muito boas, com bastante técnica e determinação, o que tornou a competição ainda mais desafiadora. Por isso, conquistar o primeiro lugar teve um gostinho especial — fiquei muito feliz com o resultado e orgulhosa do meu desempenho. Agora sigo ainda mais motivada e ansiosa para o JIFSul, pronta para dar o meu melhor mais uma vez”, relatou Radija. O JIFSul (Jogos dos Institutos Federais da região Sul) é um evento que reúne estudantes atletas de toda a Região Sul do país, promovendo a integração e a competição entre os Institutos Federais. Os atletas mais bem colocados no JIFC são classificados para a essa etapa regional.
O campus fez bonito também em outras modalidades, com jogos emocionantes, que ficaram marcados pelo espírito aguerrido. Como o Basquetebol masculino, que conquistou o 2º lugar. Com os times de Voleibol e Basquetebol feminino, que ficaram na 4ª posição. Já no atletismo, o estudante Gabriel Alberton ficou, pelo segundo ano consecutivo, em 2º lugar no lançamento de dardo. A aluna Laís Teixeira Krause ficou na 3ª posição na corrida de 1.500m e em 5 º lugar nos 3.000m. O estudante Jeferson Kamradt ficou na 6ª posição nos 1.500m e 3.000m. No salto em altura Murilo Sanches (6º colocado), e Augusto Fritzke (10º colocado). Salto triplo Murilo em 4º e Augusto em 6º. Salto em Altura, Murilo em 4º e Augusto em 8º.
Os professores Daniel Minuzzi de Souza e Jucineia Formigari acompanharam os estudantes. O professor Daniel qualificou como excelente a participação dos atletas, com comportamento exemplar. “Estão de parabéns pelo respeito aos demais atletas e delegações. Quanto ao rendimento, destacamos a participação do Basquetebol, que possui potencial para os próximos anos, uma vez que a maioria do grupo é composta por alunos de primeiro e segundos anos. Lamentamos pelas meninas que tiveram a oportunidade de conquistar mais medalhas, mas ficamos no quase. Vamos focar na pronta recuperação da equipe de vôlei masculino, a qual temos muita expectativa, infelizmente a participação não foi condizente com a sua capacidade. O Futsal feminino caiu num grupo muito difícil, enfrentando equipes que já foram campeãs em outras edições, mas fizeram jogos muito aguerridos. Parabenizo mais uma vez aos atletas e especialmente a professora Jucineia, que se dedicou fortemente às equipes”.
A pró-reitora de Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa do IFC, Iara Mantoanelli, ressaltou que o trabalho para a realização bem sucedida dos Jogos começa ainda nos campi, com a organização das delegações. “Nessa parceria com os professores de Educação Física, a gente construiu uma relação de respeito, amizade e companheirismo; essa troca mútua foi muito importante para que pudéssemos realizar um evento tão qualificado”.
CONFIRA AQUI O BOLETIM FINAL – JOGOS INTERNOS DO IFC – 2025
******
Texto/Fotos: Gisele Silveira / Jornalista Cecom Campus Blumenau.