Os estudantes do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau conquistaram o troféu na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), com lançamentos que alcançaram 251,8 metros na equipe 1 e 203,4 metros na equipe 2. O evento ocorreu de 8 a 11 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento iniciou na segunda-feira com a abertura e explicação do cronograma, na terça e na quarta-feira ocorreram palestras, interações e os lançamentos oficiais, uma vez que os estudantes tinham direito a dois lançamentos, e o melhor deles seria contado para a premiação. Na quinta-feira ocorreu o encerramento e a entrega dos prêmios.
A OBAFOG é um evento nacional que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com sede no Rio de Janeiro, e é dirigida a estudantes do ensino fundamental e médio. Trata-se de uma competição experimental, na qual os alunos constroem e lançam foguetes para alcançar a maior distância possível. O Rio de Janeiro é a sede da OBA e um local importante para a realização da olimpíada, que inclui as Jornadas de Foguetes, evento para o qual as equipes com melhor desempenho são convidadas.
Os alunos foram acompanhados do professor de Física Fábio Pra da Silva de Souza. Eles participaram do nível 4, voltado a estudantes do ensino médio que lançam foguetes utilizando vinagre e bicarbonato de sódio como propelente. Ambas as equipes desenvolveram um foguete com garrafas pet de 2 litros retornáveis de coca cola.
Para o estudante Daniel Correia Cipriani, a OBAFOG estimula a criatividade, aplicação de conhecimentos teóricos de diversas áreas, assim como a autonomia dos alunos. “Com certeza, aprender a como trabalhar em equipe é um dos aprendizados decorrentes da competição, discutir, treinar, trabalhar, são apenas algumas formas do que se faz para crescer. Uma grande motivação é a vontade de vencer, mas acredito que a mais importante é vontade de participar do processo, de ver o que desenvolveu e aplicou funcionar na prática”.
O campus foi representado por duas equipes:
1 – Equipe n. 12 Daniel Correia Cipriani e Murilo Spiess Sanches
2 – Equipe n. 13 Guido Trisotto Osti e Júlio Sasse
Eles já haviam se destacado em maio, na prova prática em Timbó. Leia aqui.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: equipe do evento