O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o apoio do Instituto Federal Catarinense (IFC), sediou, de 3 a 6 de novembro de 2025, em Florianópolis, o VIII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal. Esse evento itinerante e colaborativo é impulsionado por um coletivo da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica.
Representando o IFC Campus Blumenau estiveram as docentes Jamile Delagnelo Fagundes da Silva e Rita de Cássia da Silveira Cordeiro e a aluna Marília Santos da Costa, do curso de ensino médio com Qualificação Profissional em Eletricista Industrial. A servidora Jamile também fez parte da comissão organizadora do evento.
O objetivo do evento é abordar e debater temas essenciais como formação docente, acesso, gestão, currículo, metodologias e questões de identidade na EJA-EPT. O encontro contou com a presença de técnicos administrativos, docentes e discentes da Rede Federal e comprovou, mais uma vez, ser um espaço crucial para troca de experiências, socialização de pesquisas e para defender e impulsionar a EJA-EPT na Rede Federal e em todo o Brasil.
“Primeira vez que participei de um evento do projeto EJA. Simplesmente amei do jeito que foi exposto o tema, de fácil entendimento, os palestrantes atenciosos, conseguindo transmitir seus conhecimentos e tirando todas as nossas dúvidas. Estou muito satisfeita pela escolha que fiz, no curso do EJA eletricista industrial”, relatou a estudante Marília.
“A participação do campus no evento reafirma o compromisso do IFC com a defesa da EJA-EPT como política pública de inclusão, direitos e oportunidades para jovens e adultos trabalhadores, contribuindo para fortalecer a visibilidade da modalidade EJA EPT e reafirmar o compromisso institucional com práticas pedagógicas que transformam vidas por meio da educação”, observou a professora Rita.

*****
Texto: Cecom Campus Blumenau
Fotos: acervo professoras