O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas até 13 de janeiro para o cadastro de reserva dos cursos de graduação, com ingresso em 2026. Pode se inscrever quem já concluiu o ensino médio. As inscrições ocorrem exclusivamente online, por meio do Portal do Candidato do IFC. No Campus Blumenau são ofertados os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia, com ingresso no primeiro semestre.
O cadastro de reserva de vagas consiste em uma lista de classificação, da qual poderão ser convocados candidatos para preenchimento de vagas que surgirem até um mês após o início das aulas, definido no calendário acadêmico institucional e, após esgotadas as chamadas via Sisu e Vestibular Unificado. Portanto, a classificação neste edital não garante direito à vaga no curso pretendido.
Neste processo seletivo, a seleção será realizada por meio da média geral de conclusão do ensino médio, considerando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme orientações descritas a partir da página 15 do edital 89/2025. O resultado preliminar será divulgado no site do Portal de Ingresso IFC em 23 de janeiro.
Para entrada no primeiro semestre de 2026 serão ofertadas possibilidade de vagas em diversos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, distribuídos nos 15 campi do IFC. Para o segundo semestre de 2026, as opções do cadastro de reserva serão apenas para os cursos de Agronomia (campi Rio do Sul e Santa Rosa do Sul) e para Engenharia da Computação, no Campus São Bento do Sul.
Para se inscrever, o candidato deve atentar-se às seguintes instruções:
- Ler atentamente as regras contidas no edital 89/2025;
- Calcular sua média conforme orientações contidas no Anexo I do edital. Tutoriais para auxiliar o cálculo estão disponíveis AQUI;
- Realizar sua inscrição em https://candidato.ifc.edu.br. Para realizar o login, o candidato deverá ter uma conta na plataforma gov.br. Caso ainda não tenha o cadastro, deverá assistir ao vídeo com as instruções de como se cadastrar uma conta GOV.BR.
*****
Texto e foto: Gisele Silveira / Jornalista Cecom Campus Blumenau