O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional da área de Ensino (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), com polo no Campus Blumenau, conquistou a nota 4 na Avaliação Quadrienal (2021-2024) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O curso subiu um ponto desde a última avaliação, que tem como nota máxima 5.
Para o coordenador do curso, professor Reginaldo Plácido, a elevação da nota de 3 para 4 representa um marco significativo para o programa e reflete o comprometimento de toda a comunidade acadêmica. “Este avanço demonstra a consolidação da qualidade do ProfEPT em âmbito nacional, evidenciando a maturidade científica e pedagógica alcançada pelo programa. A nota 4 posiciona o mestrado em um patamar de excelência, reconhecendo nossos esforços na formação de profissionais qualificados para a Educação Profissional e Tecnológica e validando nossa produção acadêmica, as dissertações defendidas e o impacto das pesquisas e dos produtos educacionais desenvolvidos.”
O programa foi criado em 2017, e tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
“Para a região do Vale do Itajaí e norte de Santa Catarina, a oferta do ProfEPT pelo IFC Blumenau representa uma oportunidade ímpar de qualificação profissional. Nossa região, caracterizada por diferentes instituições de EPT (públicas e privadas), demanda profissionais com formação especializada e socialmente referenciada para atender às necessidades dos arranjos produtivos locais — ou seja, que não se baseiam apenas em metas técnicas ou de mercado, mas sim nas necessidades, cultura e contexto da comunidade local”, acrescenta Plácido. “O programa contribui diretamente para o aprimoramento da educação profissional na região, formando mestres capazes de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e pesquisas aplicadas que dialoguem com os desafios do mundo do trabalho”.
Além do ProfEPT, outros quatro programas de Mestrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) conquistaram bons resultados na Avaliação Quadrienal (2021-2024) da Capes. Com as novas avaliações, a média institucional do IFC passa a ser de 4,2. São eles:
O Mestrado em Produção e Sanidade Animal (PPG-PSA) manteve a nota 5 da última avaliação. Os demais programas, listados abaixo, tiveram todos o conceito aumentado de 3 para 4:
Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (ProfGEO) – Campus Brusque
Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Ambiente (PPGTA) – Campus Araquari
Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) – Campus Camboriú
******
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com edição da Cecom Blumenau
Imagem: Cecom/Reitoria/Raquel Rybandt