O Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu processo seletivo para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e para profissional de assistência estudantil (psicólogo, pedagogo ou assistente social), para atuarem no Programa Partiu IF da instituição. Para o IFC Campus Blumenau são ofertadas quatro vagas. Confira o edital aqui.
O programa tem como objetivo oferecer aulas e atividades de recuperação de aprendizagens, nas dependências dos campi, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, para ampliar suas oportunidades de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível aqui. A inscrição será realizada utilizando o login e senha de acesso à conta do portal gov.br. Ao acessar o sistema de inscrição, o candidato será direcionado ao portal gov.br para autenticação com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, ao digitar o CPF na página de login, o candidato será redirecionado para realizar o cadastro.
A seleção é dividida em duas etapas: análise curricular de títulos e experiência profissional (de caráter eliminatório e classificatório); e entrevista (de caráter eliminatório e classificatório, para os dez candidatos mais bem classificados na etapa 1). A seleção destina-se ao provimento de vagas para bolsistas, conforme termo de concessão de bolsa a ser firmado entre o candidato selecionado e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), por prazo determinado, vinculado à execução do Programa Partiu IF em 2026.
Serão classificados para a etapa 2 (entrevista), primeiramente, os candidatos servidores públicos em exercício na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por ordem de classificação. Caso não seja atingido o número de vagas, os demais servidores públicos de outras esferas da administração pública, seja municipal, estadual ou federal, serão classificados para a etapa 2 (entrevista), até atingir o número de vagas. A convocação dos aprovados ocorrerá por e-mail, de acordo com a ordem de classificação e o número de vagas, seguindo o cronograma previsto no edital.
Os selecionados deverão cumprir carga horária semanal presencialmente, no período de execução do programa, estipulado de abril a novembro de 2026 para profissional de assistência estudantil, e de março a dezembro de 2026 para a função de professor. A coordenação pedagógica local poderá definir que algumas atividades ocorram de forma remota. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.430,00 para carga horária de 10 horas semanais.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau