O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau é resultado do plano de expansão do Ensino Tecnológico no Brasil. Após debates e audiências públicas para definir o local de implantação do campus, optou-se por adquirir uma estrutura própria para a unidade de ensino. As visitas a terrenos iniciaram em agosto de 2010, momento em que uma comissão foi instituída para analisar os imóveis apresentados.
Em novembro de 2010, iniciou-se o processo de compra do imóvel da então empresa Bernauer, localizada às margens da BR-470, no bairro Badenfurt. O local possui área de terreno de 55.174,31 m² e área construída de 6.679,85 m². Após visitas técnicas, os profissionais de engenharia do IFC elaboraram o projeto arquitetônico, considerando a estrutura já existente.
Ainda que o primeiro curso tenha sido ofertado em 2012, o campus foi oficialmente instituído por meio de Portaria no dia 23 de abril de 2013, com posterior publicação no Diário Oficial da União; data, portanto, em que se comemora seu aniversário.
Os primeiros cursos oferecidos pela instituição foram o técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e o técnico subsequente em Informática (que depois foi descontinuado para dar lugar ao TADS). Como o prédio ainda estava em reforma quando as aulas iniciaram, em fevereiro de 2012, foi preciso que estudantes, professores e técnicos administrativos usassem três salas de uma paróquia, cedidas pela comunidade do Badenfurt. Enquanto isso, as instalações da antiga empresa Bernauer eram reformadas para dar espaço ao primeiro e único Instituto Federal de Blumenau. Ainda durante as reformas, em agosto de 2013, iniciaram as aulas da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).
Em julho de 2014, após o término das obras, ocorreu a solenidade de inauguração oficial, com o descerramento da placa inaugural. Esse evento representou a entrega do Campus Blumenau à comunidade do Vale do Itajaí. Ainda em 2014, a partir do mês de agosto, passou-se a oferecer à população dois cursos técnicos: Mecânica e Eletromecânica, na modalidade subsequente, voltados a alunos que já concluíram o Ensino Médio. O curso de Eletromecânica subsequente deixou de ser ofertado no campus em 2021.
Em 2015, o IFC Campus Blumenau tornou-se pioneiro na cidade ao oferecer o primeiro curso superior 100% presencial e gratuito de Licenciatura em Pedagogia.
Em 2016, o instituto abriu o curso técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.
Em 2017, o campus dá mais um passo rumo à verticalização, ao oferecer os primeiros cursos de pós-graduação: Educação com ênfase em Alfabetização e Educação com ênfase em Educação da Pequena Infância. Ambos os cursos não estão sendo ofertados no momento.
Em 2018, o campus saiu novamente na frente, ao ofertar o primeiro curso gratuito de Bacharelado em Engenharia Elétrica na cidade. Nesse mesmo ano, tem início a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, programa de Mestrado em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
Em 2020, o campus traz nova opção de curso superior: Bacharelado em Ciência da Computação, extinguindo assim o superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).
O campus também é referência na Educação de Jovens e Adultos. Antes denominado Proeja, após reformulações, passou a se chamar EJA-EPT. Desde 2021, o campus oferta o curso EJA-EPT em Eletricista Industrial, que visa a formação profissional concomitantemente a elevação da escolaridade, tendo como público-alvo jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas, que não tiveram acesso à ou que não permaneceram na escola em idade regular.
Em 2022, o campus passa a oferecer o curso Integrado ao Ensino Médio em Mecatrônica.
O campus
Atualmente, 1.005 alunos estudam na instituição. São 61 professores e 37 técnicos administrativos preparados para atender estudantes, familiares e comunidade em geral. O Campus Blumenau fica na Rua Bernardino José de Oliveira, número 81, no bairro Badenfurt, perpendicularmente às margens da BR-470. É também em Blumenau, na Rua da Missões, 100, no bairro Ponta Aguda, que está localizada a Reitoria do IFC.
Eixos Tecnológicos
O campus atua com foco em dois Eixos Tecnológicos: Informação e Comunicação e Controle e Processos Industriais.
Espaços
São 13 salas de aula; cinco Laboratórios de Informática; Laboratório de Multiciências; Laboratório de Física; Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca; Laboratório de Ensaios Mecânicos, Metrologia e Metalografia; Laboratório de Soldagem,Usinagem, Ajustagem, Fundição e Manutenção Industrial; Laboratório de Eletricidade Industrial; e Laboratório de Desenho Técnico. Além de Ginásio Poliesportivo, Refeitório, Biblioteca, salas de estudo, salas individuais para professores, salas para os técnicos administrativos e espaço para convivência voltado aos servidores e profissionais terceirizados.
Instituição pública
Como é uma instituição de ensino pública federal, os estudantes não pagam para estudar no IFC, e há ainda a possibilidade de concessão de auxílio financeiro para estudantes em vulnerabilidade social. Esses auxílios são mediados via edital (publicado no início do ano letivo), depois do aluno já matriculado. O ingresso aos cursos ocorre via Exame de Classificação para os cursos técnicos integrados; por meio de sorteio público para os cursos subsequentes; e via Enem/Sisu, vestibular unificado UFSC/IFSC/IFC e Cadastro de Reserva para os cursos superiores.
Arranjos Produtivos locais
Desde a sua concepção, o campus oferta cursos de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais, a fim de cumprir com o Art. 6º, inciso VI, da Lei 11.892/2008, que dispõe sobre a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além disso, os eixos tecnológicos aderidos pelo campus vão ao encontro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau, dos quais destacam-se o Eixo das Tecnologias da Informação e Comunicação e o Eixo da Indústria Eletrometalmecânica. Desde o início das atividades, o campus tem se aproximado do setor produtivo local, a fim de estabelecer parcerias e alinhar a formação dos acadêmicos com as perspectivas da comunidade local e regional.
******
*Fonte: Cecom Blumenau
**Dados atualizados em janeiro de 2024.