Vestir a beca, colocar o capelo e sentar-se à frente do computador para um dos momentos mais importantes da jornada acadêmica: a colação de grau. O que seria motivo para efusivos abraços e grandiosas festas, ganhou uma ressignificação, mais intimista, mas não menos memorável. Em tempos de pandemia, a formatura online passou a ser realidade no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, que reuniu, no dia 6 de agosto, acadêmicos, seus familiares, professores, técnicos e outros convidados para a primeira cerimônia virtual de colação de grau.
As seis acadêmicas do curso superior de Licenciatura em Pedagogia Ana Carolina Reis Margarites, Eliane de Fátima Mariano, Maiara Bastos, Marilene Bittelbrun Cardoso, Mayara Cristina dos Santos Brilhante Lira e Tainara Preilipper, e o acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Matheus Avi, colaram grau durante uma transmissão ao vivo no canal oficial do campus no YouTube.
“O contexto atual pelo qual estamos vivendo exige de nós a busca por uma adaptação, não apenas quanto ao novo modo de ver as coisas, mas, sobretudo, de fazê-las. Esse evento que estamos realizando é um exemplo desta nova dinâmica. Apesar da distância, a tecnologia permite que nos encontremos. E com grande satisfação, dentro de nossas possibilidades, apesar de distantes, podemos proporcionar a vocês este importante momento. E assim também cumprir com nosso papel social e institucional”, discursou o diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz, na abertura da cerimônia.
A professora Bernadete Machado Serpe, coordenadora do curso de Pedagogia, lembrou que as formandas têm, agora, um olhar vívido e crítico quanto às questões que envolvem a educação, pois, no processo de formação, foi trabalhado a complexidade que envolve a educação. “Além disso, vocês ouviram muitas vezes que a formação do professor não tem fim. Ser professor não é ter dom, não é algo nato, que nasce com você. Ser professor é se formar professor, constituir-se enquanto profissional. Requer estudo, trabalho cognitivo intenso, curiosidade e querer saber mais. Enfim, formação que só tem início e, hoje, é a passagem da primeira de muitas etapas de seus processos formativos. Agradeço imensamente por ter participado de suas formações e de poder ter aprendido com vocês”.
O professor Hylson Vescovi Netto, coordenador do TADS, lembrou que a colação online é resultado dos esforços de muitos servidores. E agradeceu a todos. Ele também lembrou que, enquanto único formando do TADS naquela noite, o acadêmico Matheus era inspiração. “Que você possa inspirar os outros estudantes a continuar, a persistir, como você fez. Agradeço seu esforço e o parabenizo. Agora é o momento de comemorar. Desejo muito sucesso”.
Egressa do curso de ensino médio técnico do campus e agora também egressa do curso superior, a recém-formada pedagoga Maiara Bastos fez um relato em sua rede social. “Uma data que ficará para sempre guardada na memória e no coração, apesar de não podermos romantizar a nossa atual realidade, com tantas lutas, com os distanciamentos sociais, com a falta de abraços, e de vidas que se findam. Porém, nesse dia, concretizou-se a finalização de um ciclo. Um ciclo cheio de ressignificações, de lições, de troca de experiências, de amor, e por vezes de ansiedade. Durante a graduação, vivi um processo transformador, com docentes maravilhosos (que sempre estarão em meu coração), com colegas sensacionais. Construí e fortaleci amizades incríveis. E ao longo desse ciclo possibilitou-se momentos especiais, tão importantes, que constituíram o momento da colação.
Assista a cerimônia na íntegra aqui.
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Fotos: Acervo estudantes