Nesta quarta-feira, 15 de maio, em movimento denominado Dia Nacional em Defesa da Educação, as ruas do centro de Blumenau foram tomadas por estudantes, professores, técnico administrativos e pais de alunos que se mobilizaram pela defesa da educação pública e de qualidade e contra os bloqueios no orçamento dos institutos e universidades federais, anunciados pelo Governo.
No Campus Blumenau, na parte da manhã, os estudantes participaram da palestra “História da Educação no Brasil”, ministrada pela professora de História Sara Nunes. Em seguida, debateram temas como “IFC, quem somos e o que fazemos” e “Como somos afetados sem dinheiro”. À tarde, munidos de cartazes, faixas e banners de projetos de ensino, pesquisa e extensão, os manifestantes dos campi Blumenau do IFC e da UFSC e do Campus Gaspar do IFSC seguiram para a Prefeitura de Blumenau. Eles encerraram as atividades em frente a praça do teatro Carlos Gomes, onde discursaram e mostraram seus trabalhos científicos para a comunidade.
O estudante do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil do IFC Campus Blumenau, Vinicius Franke da Silva, avalia o movimento como uma demonstração de democracia. “O objetivo do ato era ser pacífico e impactar a população local de maneira harmônica, mostrando o que efetivamente é desenvolvido pelos institutos federais e pelas universidades, e acredito que conseguimos fazer isto”. Sobre a força das três instituições públicas de ensino da região, Franke observa: “eu ainda não tinha visto uma articulação das três intuições, IFC, IFSC e UFSC, em um mesmo ato, isso fez toda diferença”.
Assim que o bloqueio de recursos foi anunciado, os estudantes do Campus Blumenau iniciaram mobilizações. A decisão de aderir ou não ao movimento do dia 15/05 foi tomada em assembleia, marcada pelo Grêmio Estudantil no dia 8/05.
Leia Mais:
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Gisele Silveira, Mateus Bueno e Rudimar Drey