Na última sexta-feira (8/06), a equipe que desenvolve o projeto de pesquisa e extensão Fabricação Artesanal por Forjamento a Martelo recebeu a visita de Felipe Luiz Dickmann, cuteleiro profissional e especialista em bushcraft (sobrevivencialismo), de Blumenau. Cutelaria é a atividade de produzir, por meios artesanais ou industriais, instrumentos de corte, como facas, por exemplo.
Segundo o coordenador do projeto, professor Rafael Gonçalves de Souza, o objetivo desta primeira visita foi aproximar os fabricantes artesanais do conhecimento técnico envolvido nas suas atividades do dia a dia, e mostrar aos bolsistas do projeto, e aos alunos participantes das atividades de extensão, as técnicas empíricas utilizadas na fabricação de facas artesanais para sobrevivência primitiva. “Durante o encontro, fizemos alguns testes preliminares e também discutimos sobre os temas de metalurgia ferrosa, tratamentos térmicos e ensaios mecânicos”, contou Souza.
O projeto, que vai de março a dezembro deste ano, foi um dos selecionados pelo IFC para receber recursos provenientes do orçamento da Pesquisa e da Extensão, geridos pelas respectivas pró-reitorias. O edital 267/2017 visa projetos voltados ao desenvolvimento e à disseminação de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão que focam na melhoria e no aperfeiçoamento dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs) de Santa Catarina.
Saiba mais sobre o projeto em >>> Projeto de pesquisa e extensão resgata práticas tradicionais da forja artesanal
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Rafael Gonçalves