No início de dezembro, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio simularam uma reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo como tema “o ataque do dia 7 de outubro e a guerra entre Israel e Hamas”.
A ação foi organizada pelo professor de Geografia André Toreli Salatino. “Cada grupo ficou responsável por representar a delegação de um país, devendo apresentar um posicionamento coerente com a política externa de seu país e com os pronunciamentos de suas respectivas autoridades”, contou o professor.
Após os discursos iniciais e as rodadas de debates, os representantes do Iraque e de Israel apresentaram propostas de resolução para a desescalada do conflito e a diminuição dos impactos sobre a população civil. A proposta de resolução de Israel foi a mais votada, saindo como vencedora dessa primeira edição.
Colaboraram para a realização dessa atividade os professores Dalton Luiz de Menezes Reis e Cloves Alexandre de Castro, que participaram como jurados no dia do evento. Segundo o professor André, essa experiência oportunizou aos alunos o contato com diferentes posicionamentos sobre o tema, permitindo priorizar o debate de ideias e experimentar as dificuldades encontradas nos processos de negociação em escala internacional.
Confira alguns registros do evento: