Composta por nove estudantes dos 3º anos dos cursos técnicos em Informática e em Eletromecânica integrados ao ensino médio, a equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau conquistou medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF). A equipe ganhou ouro na etapa de nível regional. Na etapa nacional, eles conquistaram a medalha de prata. A prova foi aplicada no final de maio, no campus, e teve os resultados divulgados em agosto.
Segundo a professora de Matemática no IFC Campus Blumenau, Cássia Aline Schuck, como preparação para a olimpíada, a equipe recebeu uma prova preparatória que foi resolvida duas semanas antes da prova definitiva, de modo colaborativo.
“Participar de olimpíadas de matemática, como a OIMSF, possibilita aos estudantes interagirem com o conhecimento matemático de modo inovador. E na OIMSF temos um ponto ainda mais interessante, que é o trabalho em equipe, colaborativo, entre os estudantes. Além da possibilidade de participar de competições matemáticas internacionais em 2025”, destaca a professora.
A equipe foi formada pelos estudantes de Informática, Jessica Mayumi Schuhmacher Kogake, Markus Antonio Imme Filho e Vinicius Sombrio Fronza; e por Christine Sarah Borchardt, Marco Antonio Ranghetti, Maria Eduarda Zonta, Richardt Gabriel Viebrantz, Samantha Luiza Salm, Víctor Hugo do Amaral, do curso técnico em Eletromecânica.
Sobre a OIMSF
Olimpíada é uma competição internacional de matemática em equipes e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Podem participar da MSF qualquer estudante de escola pública, brasileira, matriculado regularmente no ensino fundamental ou no ensino médio.
No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC) o programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela inovação, pela ciência e pela tecnologia, com apoio do Consulado da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os principais objetivos são aproximar do estudo da matemática, mostrar a importância das línguas modernas e promover o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo.
Acesse o site da MSF para outras informações.
******
Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
Fotos: Cássia Aline Schuck