A estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau Rayssa Tifany de Moura Castilhos é uma das selecionadas para o programa de intercâmbio de seis meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal. O processo de seleção de alunos é uma iniciativa do IFC, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio do edital de Mobilidade Estudantil Internacional.
Rayssa é egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e atualmente cursa Licenciatura em Pedagogia na instituição. Ela conta que soube do Programa de Mobilidade Acadêmica para Portugal por meio de um e-mail enviado pela Pró-Reitoria de Extensão na metade do ano passado. “O edital estava entre os primeiros a serem lançados, e ao lê-lo, decidi me dedicar a essa oportunidade. Durante um ano, preparei-me intensamente, avaliando como poderia aprimorar meu currículo”.
Quando o primeiro edital foi lançado, Raysa não tinha passaporte, vida acadêmica e trabalhos de pesquisa e extensão, que são requisitos do edital. Já na segunda vez, ela já estava mais preparada. “Conversei com professores para desenvolver projetos e consegui reunir o que o edital pedia, fiz a inscrição e fiquei em quarto lugar, de duas vagas disponíveis”.
Entre o primeiro edital lançado e o terceiro, no qual ela foi contemplada, Rayssa correu atrás de passaporte e buscou oportunidades em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de participar ativamente de eventos acadêmicos, tanto nacionais quanto internacionais. “Todo esse esforço foi recompensado quando finalmente obtive a aprovação para o intercâmbio. Agora, estou mais feliz do que nunca. Agradeço imensamente ao Instituto Federal Catarinense por realizar o sonho que sempre almejei em minha vida”.
******
Texto: Gisele Silveira /Jornalista/Cecom Campus Blumenau
Foto: acervo estudante