O estudante Gustavo Lofrese Carvalho, da última fase do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau, apresentou de forma online o trabalho NoobGPT: LLMs e a geração de malwares indetectáveis, no XVI Workshop de Sistemas de Informação, que ocorreu de 17 a 19 de setembro, em Rio Paranaíba, Minas Gerais.
O trabalho apresenta resultados da pesquisa que vem sendo conduzida pelo Gustavo em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), que aborda um tema atual e importante: a possibilidade de utilizar LLMs (como o ChatGPT) para a realização de tarefas maliciosas. Apesar de contarem com mecanismos de controle e proteção, ainda é possível enganar esses modelos, e é exatamente isso que os resultados da pesquisa do Gustavo vêm mostrando.
O trabalho conta com a orientação do professor de Informática Ricardo de la Rocha Ladeira e com a coorientação do egresso Gabriel Eduardo Lima, da UFPR. Para Ladeira, a participação em eventos externos é uma ótima oportunidade para apresentar o que a instituição tem desenvolvido no curso. “Ao compartilhar nossos resultados, trocamos experiências, recebemos feedbacks qualificados e avançamos na validação da pesquisa. Esses momentos reforçam o nosso compromisso, enquanto instituição, com a qualidade do trabalho acadêmico e com a construção de conhecimento relevante”.