No último sábado (31/08), acadêmicos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFC Campus Blumenau participaram da Maratona SBC de Programação, na UDESC Joinville. Está é a segunda vez que o campus formou equipes para participar da competição.
A maratona consiste em times de três estudantes que tentam resolver durante cinco horas o maior número possível dos dez ou mais problemas fornecidos. Eles têm à disposição um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta. Os competidores do devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.
Neste ano, o Campus Blumenau participou com três equipes, formadas pelos estudantes João Vitor Espig, Gustavo Tramontin Pedro, Mickael Reichert, Sandy Hoffmann, Gustavo Mittelmann, Henrique Heiderscheidt, Guilherme Serafin de Carvalho, Matheus Marchi Moro e Celio Ludwig Slomp. Os alunos foram acompanhados pelos professores de Informática Hylson Vescovi Netto e Ricardo de la Rocha Ladeira.
“Mais uma vez a experiência foi muito positiva. A partir da nossa maratona interna, conseguimos atrair mais interessados e obtivemos um desempenho superior em relação à competição passada”, contou o professor Ladeira.
Para acadêmica Sandy Hoffmann, que participou pela segunda vez da maratona, o evento foi uma experiência que desafiou a equipe, tanto nos conhecimentos de algoritmos quanto na capacidade de pensar em soluções de maneira rápida e assertiva. “A dinâmica de trabalho em equipe foi muito interessante, pois nos permitiu compartilhar ideias e estratégias a fim de resolver o máximo de desafios”.
O estudante Matheus Marchi Moro, que participou pela primeira vez da maratona, considerou a experiência divertida: “proporcionou um contato valioso com pessoas da nossa área, o dito networking, e entre nós, colegas de turma. Também instigou nosso espírito competidor, o que fomenta o aprendizado na nossa equipe ao mesmo tempo em que nos estimula para a maratona do ano que vem. O campeonato foi uma verdadeira oportunidade de misturar desafio com atividades acadêmicas.”
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: professor Hylson