Nas últimas semanas, acadêmicos da terceira fase do curso de Licenciatura em Pedagogia, das disciplinas de Teorias Educacionais e Curriculares e de Pesquisa e Processos Educativos III, realizaram três rodas de conversa temáticas, reunindo convidados especiais e promovendo debates sobre educação, currículo e pesquisa na formação docente. A organização do evento contou com a orientação dos professores Viviane Grimm, Jamile Santos da Silva e Mario Ferreira Resende.
Cada mesa foi organizada integralmente pelos grupos de acadêmicos, que foram responsáveis pela organização, desde as atividades culturais de abertura, mediação dos debates até a produção de materiais. “A atividade integrou teoria e prática, fortalecendo o protagonismo acadêmico e o diálogo com a realidade educacional contemporânea”, observou a professora Jamile.
Para a acadêmica Júlia Weiduschat Noriler, o evento proporcionou grande troca de conhecimentos. “Ampliou os olhares sobre os desafios da educação e fortaleceu a formação crítica e reflexiva para nós, futuros pedagogos”. Para a estudante Dâmarys Hames de Lima, estar à frente da organização de uma mesa redonda foi um exercício de escuta e colaboração. “Cada detalhe foi construído em conjunto e poder contribuir nesse processo tornou tudo ainda mais significativo”.
Confira quais temas e palestrantes dos encontros:
Mesa 01 (04/06)
Tema: Direitos Humanos, Ética, Currículo e Educação
Palestrante: Marcos Rohling (IFC Rio do Sul)
Mesa 02 (11/06)
Tema: O Currículo em Disputa: Tensões e Enfrentamentos na Contemporaneidade
Palestrantes: Érica Fernanda Monteiro (IFC Blumenau/SED)
Luiz Herculano de Sousa Guilherme (IFSC)
Mesa 03 (17/06)
Tema: O Sujeito Pesquisador: A Pesquisa na Formação Docente
Palestrantes: Fátima Peres Zago de Oliveira (IFC – ProfEPT Blumenau)
João Otávio Garcia (IFSC – Jaraguá do Sul)
******
Texto: Gisele Silveira / Jornalista Cecom/Campus Blumenau.
Fotos: organização do evento