• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Blumenau > Notícias > Atuação do pedagogo em diferentes áreas é tema de mesa-redonda

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
    • EJA-EPT Eletricista Industrial
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Eletromecânica
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Informática
    • Ensino Médio Integrado - Técnico em Mecatrônica
    • Ensino Superior - Bacharelado em Ciência da Computação
    • Ensino Superior - Bacharelado em Engenharia Elétrica
    • Ensino Superior - Licenciatura em Pedagogia
    • Ensino Superior - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Pós-Graduação
    • Técnico Subsequente em Mecânica
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Atuação do pedagogo em diferentes áreas é tema de mesa-redonda

Quarta-feira, 19 de junho de 2024

No dia 13 de junho ocorreu a mesa-redonda Processos Educativos e a Atuação do Pedagogo em Diferentes Áreas. O evento foi promovido de forma integrada pelas disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos III e Teorias Educacionais Curriculares, ministradas pela professora Bernadete Machado Serpe.

À frente da organização do evento e da mediação da mesa estavam estudantes da terceira fase do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Blumenau. A atividade faz parte do processo de Curricularização da Pesquisa e da Extensão, presentes nos dois componentes curriculares.

A mesa contou com a participação da professora Patrícia da Silva Sandri, coordenadora pedagógica da Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA), que compartilhou um pouco de sua experiência na instituição. Ela destacou a importância da Língua de Sinais para a comunicação efetiva com os estudantes surdos e contou sua trajetória enquanto psicopedagoga no acompanhamento das crianças.

Outra participante foi a Professora Tainara Preilipper, professora da Unidade de Educação Infantil Recriar, de Indaial. Tainara pontuou os aspectos da pesquisa que a fizeram trilhar o caminho da educação, ressaltando o processo de verticalização do ensino que, no caso dela, concluiu a graduação em Pedagogia no IFC Campus Blumenau e o mestrado no IFC Campus Camboriú. A docente enfatizou que a sólida formação inicial é que deu base para sua trajetória como pesquisadora, coordenadora pedagógica e professora. “É o olhar para as crianças, sujeitos do processo educativo, que não me deixam desistir da educação”, proferiu.

O evento contou ainda com a participação da professora Ketlin Braatz, docente do Centro de Educação Infantil Adélia Cardoso, de Blumenau. A docente compartilhou sua trajetória de formação acadêmica, mestrado, primeiros trabalhos como professora ACT, experiência na coordenação pedagógica na Secretaria Municipal de Ascurra e a inserção na Rede Municipal de Blumenau como professora no CEI Adélia Cardoso. Desse percurso, Ketlin destacou as dificuldades encontradas para realizar o trabalho de acordo com a formação que recebeu, voltada às necessidades educacionais das crianças, pois o que prevaleceu sempre foram as experiências dos adultos. Enfatizou que no trabalho atual, por mais que ainda existam dificuldades, é possível desenvolver sua função na educação infantil, que é a de letrar as crianças. Além disso, tem conseguido desenvolver bons projetos a partir dos interesses das crianças.

******
Texto: Bernadete Serpe, com edições da Cecom Campus Blumenau.
Fotos: Acadêmica Jeisiane Silva

 

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.