No dia 13 de junho ocorreu a mesa-redonda Processos Educativos e a Atuação do Pedagogo em Diferentes Áreas. O evento foi promovido de forma integrada pelas disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos III e Teorias Educacionais Curriculares, ministradas pela professora Bernadete Machado Serpe.
À frente da organização do evento e da mediação da mesa estavam estudantes da terceira fase do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Blumenau. A atividade faz parte do processo de Curricularização da Pesquisa e da Extensão, presentes nos dois componentes curriculares.
A mesa contou com a participação da professora Patrícia da Silva Sandri, coordenadora pedagógica da Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (ABADA), que compartilhou um pouco de sua experiência na instituição. Ela destacou a importância da Língua de Sinais para a comunicação efetiva com os estudantes surdos e contou sua trajetória enquanto psicopedagoga no acompanhamento das crianças.
Outra participante foi a Professora Tainara Preilipper, professora da Unidade de Educação Infantil Recriar, de Indaial. Tainara pontuou os aspectos da pesquisa que a fizeram trilhar o caminho da educação, ressaltando o processo de verticalização do ensino que, no caso dela, concluiu a graduação em Pedagogia no IFC Campus Blumenau e o mestrado no IFC Campus Camboriú. A docente enfatizou que a sólida formação inicial é que deu base para sua trajetória como pesquisadora, coordenadora pedagógica e professora. “É o olhar para as crianças, sujeitos do processo educativo, que não me deixam desistir da educação”, proferiu.
O evento contou ainda com a participação da professora Ketlin Braatz, docente do Centro de Educação Infantil Adélia Cardoso, de Blumenau. A docente compartilhou sua trajetória de formação acadêmica, mestrado, primeiros trabalhos como professora ACT, experiência na coordenação pedagógica na Secretaria Municipal de Ascurra e a inserção na Rede Municipal de Blumenau como professora no CEI Adélia Cardoso. Desse percurso, Ketlin destacou as dificuldades encontradas para realizar o trabalho de acordo com a formação que recebeu, voltada às necessidades educacionais das crianças, pois o que prevaleceu sempre foram as experiências dos adultos. Enfatizou que no trabalho atual, por mais que ainda existam dificuldades, é possível desenvolver sua função na educação infantil, que é a de letrar as crianças. Além disso, tem conseguido desenvolver bons projetos a partir dos interesses das crianças.
******
Texto: Bernadete Serpe, com edições da Cecom Campus Blumenau.
Fotos: Acadêmica Jeisiane Silva