O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau está com inscrições abertas para seleção de bolsistas externos para atuarem no Projeto de Apoio à Inclusão Escolar Intitulado: Acessibilidade linguística para estudantes surdos e acompanhamento pedagógico para estudantes com deficiência e eurodivergentes do campus. As inscrições vão até 7 de julho, por meio do formulário eletrônico.
Dentre as funções do bolsista, listadas em edital, estão assegurar a qualidade da interpretação e mediação linguística no processo de ensino-aprendizagem da estudante surda, garantindo comunicação plena em sala de aula e demais atividades acadêmicas; favorecer a adaptação de materiais didáticos, provas e avaliações para a estudante surda, promovendo acessibilidade e equidade na construção do conhecimento; auxiliar na comunicação entre a estudante, docentes e colegas, permitindo maior integração e participação ativa no ambiente educacional.
A seleção visa candidatos para atuarem na condição de Bolsistas, categorizados como colaborador externo, bem como compor cadastro de reserva, em projetos que busquem promover a inclusão escolar, a acessibilidade linguística, o apoio educacional individualizado, a permanência e o êxito de estudantes Surdos, com deficiência e neurodivergentes, que apresentem necessidades educacionais específicas (NEEs).
São requisitos para atuar como bolsista de apoio à inclusão:
a. Ter sido selecionado em processo seletivo;
b. Ter escolaridade mínima de nível médio e/ou superior (a depender do cargo);
c. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
d. Atender aos requisitos conforme disposto no Anexo I deste Edital;
e. Dispor de tempo compatível para a realização das atividades, conforme disposto no edital.
f. Devolver ao IFC a(s) bolsa(s) recebida(s) indevidamente ou caso haja o não cumprimento das disposições previstas neste edital, sujeitando-se, quando verificável, a todas as sanções legais em que possa incorrer.
******
Texto: Gisele Silveira / Jornalista Cecom Campus Blumenau.