O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau obteve a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas de Ensino Médio de Santa Catarina, com base no ano de 2019. O desempenho do campus foi de 6,4, tornando-o o 12º melhor do país e a única instituição catarinense entre as 100 primeiras do Brasil. O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação. Ele reúne resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem exames a cada dois anos, com dados de aprovação e evasão dos estudantes.
Para o diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz, o resultado reflete o trabalho árduo e contínuo que vem sendo realizando desde o início das atividades do campus, que tem buscado ser referência em seu local de abrangência, com vista para reafirmar cada vez mais sua condição de escola pública, gratuita e de qualidade. “Digo isso não com o intuito apenas para figurar entre as melhores do ranking, mas face ao compromisso que temos para com a população, de compreender a educação de qualidade como um bem público acessível a todos”, observou.
O Campus Blumenau oferta dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Informática e Eletromecânica. Em 2019, formou 98 alunos nesses cursos, muitos deles aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos. Para o egresso do terceirão Vinicius Franke da Silva, hoje acadêmico de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a nota no Ideb é resultado das ações daqueles que passam e passaram pelo campus, professores, técnicos administrativos e alunos. Como participante ativo em diversos projetos do IFC, Vinicius atribui o resultado também à tríade ensino, pesquisa e extensão: “É nítido o papel e a influência que o ensino/pesquisa/extensão federal possuem na vida da população, e, mesmo com tantos desafios, ainda é possível ofertar educação pública, gratuita e de qualidade”.
IFC tem outros três campi entre os 10 melhores
Três outros campi do IFC figuram entre as 10 melhores pontuações do Ideb no Estado. São Bento do Sul é o terceiro colocado, com índice 6,0; Rio do Sul é o sexto da lista, com 5,6; e o campus Concórdia aparece em nono lugar, com índice de 5,5. Santa Rosa do Sul e Videira também ficaram acima da média nacional, ambos com 5,3 pontos. A média nacional é de 4,2 pontos.
Para Aldelir, a boa colocação traz mais visibilidade ao campus, não somente na região do médio vale, mas em todo o Estado. “É importante ressaltar que essa visibilidade tem reflexos muito positivos também quanto à inserção dos estudantes no mundo do trabalho, uma vez que esse resultado contribui para que o campus se consolide como referência em educação perante os arranjos produtivos locais”, completou.
******
Texto: Gisele Silveira/Jornalista/Cecom Campus Blumenau.