“Hoje, quando me perguntam qual a minha formação, posso dizer com orgulho ensino médio com formação em elétrica industrial pelo IFC, e isso faz a diferença”, diz orgulhoso o formando Aldomir Becker, 52 anos, que já está atuando na área. Aldomir e outros nove estudantes ficarão para a história do IFC Campus Blumenau como a primeira turma a se formar no curso de Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) com qualificação Profissional em Eletricista Industrial. Dos 10 formandos, nove estiveram presentes na cerimônia de formatura, que reuniu familiares, professores e técnicos administrativos na noite de sexta-feira (15/09).
A professora e coordenadora do curso, Cintia Passos, em seu discurso enquanto paraninfa da turma, destacou que o estudante da EJA-EPT não é um estudante trabalhador, mas um trabalhador que estuda. “Ele decide incluir, após 8h de dedicação ao seu emprego, um tempo considerável para alcançar outro objetivo – o da retomada de seus estudos. Para além destas jornadas, existe o tempo e o custo de transporte de um local ao outro, e existe ainda o tempo a ser dividido com a família – ou o tempo que deixa de ser dedicado à família e que vira tempo de estudos. Por isto, parabenizo também às famílias pela compreensão e pelo apoio prestado”.
O curso tem como público-alvo jovens e adultos com trajetórias escolares descontínuas, que não tiveram acesso à ou que não permaneceram na escola em idade regular. Já a qualificação profissional visa formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto a atualização quanto o aperfeiçoamento profissional a cidadãos em atividade produtiva ou não. No caso do eletricista industrial, o aluno aprende sobre montagem, diagnóstico e manutenção em instalações elétricas industriais de baixa tensão e circuitos elétricos de máquinas e equipamentos; diagramas elétricos de baixa tensão dos quadros de medição, distribuição, comando, sistema de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas.
Fizeram parte da mesa de honra, além da professora Cíntia, o diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz, o diretor de ensino, pesquisa e extensão, professor Jorge da Cunha Dutra, e a professora Rosana Clarice Coelho Wenderlich, que foi patronesse e é professora mediadora nesta modalidade de ensino.
*****
Texto: Gisele Silveira/Jornalista Cecom Campus Blumenau
Fotos: Divulgação curso