Na noite de sexta-feira (14), o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau formou oito acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e nos Bacharelados de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Formandos, servidores e familiares se reuniram na sala D-04 para a solenidade.
A bacharel em Ciência da Computação, Sandy Hoffmann, que é egressa do ensino médio e a primeira mulher a se formar em Ciência da Computação no campus, lembrou que a formação é fruto de anos de dedicação e aprendizado no IFC. “Foram (no caso meu e do Henrique) sete anos de muito estudo, começando com o curso técnico em Informática e seguindo com a graduação em Ciências da Computação. Agradecemos ao IFC pela oportunidade de formação e profissionalização na área de tecnologia. Também queremos expressar nossa gratidão aos professores, que estiveram ao nosso lado ao longo dessa trajetória, compartilhando conhecimento e apoiando nossas decisões. Aprendemos conceitos importantes e ampliamos nossas perspectivas em diversas áreas da computação”.
A oradora da turma de Engenharia Elétrica, Camila Fornari, é a primeira mulher a se formar em Engenharia Elétrica no campus. “Sei que muitas virão depois de mim, e desejo profundamente que possamos conquistar cada vez mais igualdade, respeito e espaço. Durante muito tempo, o acesso a essa profissão foi um privilégio masculino, mas hoje fazemos parte dessa mudança. Aos homens do meio acadêmico e profissional, convido-os a questionarem o machismo inconsciente e não tratarem as mulheres como inferiores. A igualdade não deve ser uma concessão, mas um direito. E às mulheres aqui presentes, gostaria de dizer que as admiro profundamente pela força, pelo trabalho social invisível, pelas lutas diárias por respeito, salários justos e reconhecimento.”
Camila também reforçou que a oferta do curso de Engenharia no Instituto Federal Catarinense proporcionou a oportunidade de acessar um ensino de qualidade e gratuito. “Uma conquista valiosa e transformadora. Ainda há desafios a serem superados, como a necessidade de mais professores, mais salas de aula e melhor infraestrutura. Mas, apesar das dificuldades, seguimos firmes e aproveitamos ao máximo essa oportunidade”.
A Licenciada em Pedagogia Naíse de Souza Teixeira, oradora da turma, também deixou sua mensagem: “Estamos aqui, rodeados por aqueles que nos acompanharam nessa caminhada — professores, familiares (alguns longe fisicamente, mas eternizados em nossa memória) amigos, — todos que, de alguma forma, deixaram sua marca em nossa história. Quando começamos essa jornada, éramos diferentes. Talvez um pouco inseguros, cheio de perguntas e incertezas. Mas, ao longo do caminho, aprendemos mais do que conteúdos e teorias. Aprendemos sobre perseverança, sobre trabalho em equipe, sobre como cair e levantar mais fortes. Cada um de nós tem uma história para contar, momentos de desafio e superação, de risos e conquistas”.
O diretor-geral, Aldelir Fernando Luiz, ressaltou que aquela era uma noite muito especial, pois eles concluíam uma importante e significativa etapa da vida: a graduação. “Por outro lado, a comemoração que ora se realiza não pode ser considerada apenas um ponto de chegada, mas de partida para novas aventuras, em que vocês não serão mais amparados, senão pelos seus conhecimentos, pelas suas convicções, pelas suas habilidades de convivência com os outros, na busca de objetivos individuais e coletivos. Por isso, cabe a vocês, presentear o futuro, não amanhã, mas agora, já, no presente. Como homens e mulheres, vitoriosos e vitoriosas que são, cheios de criatividades, pela diversidade da criação e pela pluralidade da imaginação que fazem parte de vossas respectivas vidas e pela capacidade avançada de inovação que vocês carregam consigo”.
O pró-reitor de Administração, Jorge Luís de Souza Mota, que representou o reitor do IFC, Rudinei Extercketer, observou que é linda a missão do IFC de trabalhar na transformação de seres humanos. “Isso me lembra Saint Exupéry, que coloca em seu livro que a gente se torna eternamente responsável por aquilo que cativa. E esperamos ter cativado vocês no momento que vocês vislumbraram em nós a possibilidade de alavancar a vida de vocês profissionalmente e com conhecimento”.
Fizeram parte da mesa de honra ainda o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão Jorge da Cunha Dutra; os coordenadores dos cursos de Ciência da Computação, Adriano Pizzini; de Engenharia Elétrica, Luiz Gonzaga Cechetto Junior; e de Pedagogia, Iris Weiduschat. E os paraninfos do curso de Ciência da Computação, Hylson Vescovi Netto; de Engenharia Elétrica, Alessandro Braatz; e da Pedagogia, Bernadete Machado Serpe.
******
Texto e fotos: Gisele Silveira/ Jornalista Cecom IFC Campus Blumenau