A solenidade de formatura dos estudantes do curso técnico subsequente em Mecânica ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (14), e reuniu familiares, professores e formandos na sala D-04 do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau. A professora Fani Lúcia Martendal Eberhardt foi a escolhida pelos alunos para ser a patronesse e foi a responsável por conduzi-los no início da cerimônia.
O agora técnico em Mecânica, Luiz Valdemir Correa, foi o orador da turma, e deixou sua mensagem: “Não foi uma jornada fácil. A distância da nossa cidade até o IFC, o cansaço do corpo, os cochilos que eram inevitáveis e as muitas vezes que o filho de nosso colega Lucas se fazia presente na aula, pois além de alunos, também somos pais. Foram muitos desafios nesses dois anos de dedicação e aprendizagem. Ao longo do curso, aprendemos não apenas sobre mecânica, mas também sobre trabalho em equipe, resiliência e a importância de nunca parar de aprender. Que esta formatura seja apenas o começo de uma trajetória repleta de sucesso e realizações”.
O diretor-geral, professor Aldelir Fernando Luiz, ressaltou que momento era muito especial, não apenas pela formatura, mas porque ao concluírem o curso técnico, eles agora fazem parte de uma pequena parcela da população brasileira que opta por buscar qualificação por meio de formação técnica, que, segundo as estatísticas, é de 9%. “Compreendo que esta noite não pode ser considerada apenas um ponto de chegada, mas também de partida para novas aventuras, em que vocês não serão mais amparados, senão pelos seus conhecimentos, pelas suas convicções, pelas suas habilidades de convivência com os outros, na busca de objetivos individuais e coletivos. Por isso, cabe a vocês, queridos técnicos, presentear o futuro, não amanhã, mas agora, já no presente! Como cidadãos vitoriosos que são, cheios de criatividades, pela diversidadeda criação e pela pluralidade da imaginação”.
O coordenador do curso técnico subsequente em Mecânica e paraninfo da turma, professor Luciano Sena, falou sobre a felicidade por compartilhar esse momento e do esforço dos formandos. “Falei desde o início para se concentrarem nesse fim de curso. E vocês fizeram isso. Essa turma passou por altos e baixos, teve de se esforçar, mostrar resiliência. Vocês abriram mão de tantos momentos para estar aqui. Muitos dos colegas de vocês não chegaram aqui e esse é um diferencial de vocês. Vocês se sobressaíram. Desejo que vocês colham muitos frutos desse esforço que fizeram”.
O pró-reitor de Administração, Jorge Luís de Souza Mota, que representou o reitor do IFC, Rudinei Extercketer, fez um discurso incentivador: “Vocês tiveram coragem e desprendimento de abrir mão, após o cansaço de um dia de trabalho, de escolher estar aqui para construir algo para fazer a vida de vocês ter mais sentido e para deixar para os entes queridos um futuro melhor. A gente não busca conhecimento e autoaperfeiçoamento só para nós, a gente busca porque quer contribuir para a sociedade e para que nossa família tenha possibilidades que nós não tivemos”.
Sobre o curso
O curso técnico subsequente em Mecânica forma profissionais capazes de atender às demandas técnicas, tecnológicas e administrativas das empresas e indústrias; tornando-os capacitados para atividades nas áreas de qualidade, produção, operação e manutenção de equipamentos. O curso tem duração de dois anos, ocorre de forma presencial e é totalmente gratuito.
******
Texto e fotos: Gisele Silveira/ Jornalista Cecom IFC Campus Blumenau